Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

300 anos: A história de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

O encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos três pescadores completa hoje, 300 anos
Especial Publicitário
Aparecida, Santa, Brasil
Foto: Thiago Leon/Ascom/Santuário de Aparecida

Brasil – Fiéis de todo país comemoram nesta quinta-feira (12) o dia de Nossa Senhora Aparecida. A santa proclamada como Padroeira do Brasil, ficou conhecida pelos milagres. O encontro da sua imagem completa hoje, 300 anos.

Foi no dia 12 de outubro de 1717, quando três pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, receberam a tarefa de obter peixes para a celebração planejada pela Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, que seria oferecida em honra ao governante da capitania hereditária de São Paulo e Minas de Ouro, que estava de passagem pela região. O desafio era que, naquela época, não era o período apropriado para a pesca de peixes naquela região.

Pelo período difícil eles persistiram, e depois de várias tentativas na pesca no Rio Paraíba do Sul, os pescadores encontraram uma parte do corpo da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Intrigados, eles lançaram a rede novamente e recuperaram a cabeça da imagem, que se encaixou perfeitamente no corpo.

O milagre da pescaria

Ele colocaram a imagem da santa no barco, e imediatamente, os peixes começaram a surgir em abundância, quase causando o virar do barco, conforme os registros históricos da tradição católica.

Pelo milagre, imediatamente a imagem da santa foi levada para a casa de Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos e mãe de João, onde Felipe juntou as duas partes com cera e construiu um altar em uma pequena casinha humilde. Ali começou a devoção à santa, com os moradores se reunindo todos os sábados na casa de Silvana para rezar para Nossa Senhora, que posteriormente se tornaria a padroeira do Brasil.

Décadas mais tarde, em 1732, o pescador Felipe Pedroso passou a imagem para seu filho, que ergueu o primeiro oratório acessível ao público. Isso marcou o início de uma progressão que levou à construção de uma capela, uma igreja e, eventualmente, uma basílica. Em 1946, lançou-se a pedra fundamental para o novo santuário, que começou a ser construído em 1955 e se tornou o quarto maior do mundo.

A Padroeira do Brasil

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, chamada de Aparecida por ter “aparecido” aos pescadores, foi oficialmente proclamada rainha do Brasil em 1904 e, posteriormente, em 1930, tornou-se a padroeira do país.

E no dia 31 de maio de 1931, a imagem de Aparecida foi transportada para o Rio de Janeiro, onde Nossa Senhora Aparecida recebeu as homenagens oficiais de toda a nação, na presença do Presidente da República, Getúlio Vargas.

Mas foi somente em 1953 que a festa de Nossa Senhora passou a ser celebrada em 12 de outubro, conforme determinação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Santuário em Aparecida

Em 1980, o Papa João Paulo II consagrou o altar da Basílica Nova, o maior Santuário mariano do mundo, conferindo-lhe o título de Basílica Menor. Posteriormente, em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil oficialmente declarou a Basílica de Aparecida como o Santuário Nacional.

No santuário as atividades religiosas foram estabelecidas de forma definitiva em 1982, quando a imagem foi transferida da Basílica Velha para a nova Basílica.

Atualmente, o templo é um extenso centro de evangelização confiado ao cuidado apostólico dos Missionários Redentoristas desde 1894. Eles desempenham um papel crucial na gestão e na condução da pastoral, atendendo a romeiros e peregrinos que vêm de todas as regiões do Brasil e do exterior.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário