sexta-feira,

03 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

4ª fase da operação ‘Acalento’ prende dois homens por abuso sexual no AM

Suspeitos eram familiares das vítimas
Especial Publicitário
Foto: Reprodução/Internet

Manaus (AM) – Na manhã desta quarta-feira (13) foi deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a 4ª fase da operação “Acalento” que ocorre simultaneamente em todo país, e resultou em duas prisões preventivas, uma em Manaus e outra no município de Maués, no interior do Amazonas.

Segundo a delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca), a quarta fase da operação ocorre em alusão aos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é comemorada neste dia 13.

“O ECA completa 32 anos, é uma história de luta na proteção do direito da criança e ao adolescente, e nesse dia ficou reservado para fazer o ‘dia D’ da operação Acalento, que já vinha ocorrendo desde o dia 12 de junho. Então um mês de operação onde foram intensificadas as ações de repressão contra todos os crimes violentes tendo como vítima crianças e adolescentes.” disse a delegada.

Leia também: Homem é preso com armas, drogas e munições na zona Leste de Manaus

A primeira prisão cumprida durante a operação, foi realizada em Manaus, e trata-se de um empresário de 62 anos, que abusou sexualmente de duas sobrinhas-netas, de 17 e 16 anos atualmente, que por não terem boas condições econômicas foram seduzidas para vir do interior do estado, para morar na casa da família, sob o pretexto de que iriam estudar e trabalhar.

“Elas acabavam sendo abusadas no interior da casa, sendo ameaçadas, silenciadas, uma história até comum na nossa realidade amazônica. Quem não conhece uma história como essa em que uma garota vem do interior, passa a realizar trabalhos domésticos, o que também é crime, que é o trabalho infantil, e acaba sendo explorada sexualmente.” explicou a delegada.

As vitimas eram ameaçadas com arma de fogo, e foram abusadas por anos, até que uma delas conseguiu fazer a gravação dos abusos, e procurou a delegacia para fazer a denúncia.

“Nos relatos das vítimas elas eram ameaças com arma de fogo para que não contassem, e também os pais eram pessoas muito humildes, que moram numa comunidade do Castanho. Hoje a gente faz o cumprimento exitoso dessa prisão, inclusive a arma que foi mencionada pelas meninas foi encontrada, e ele também está sendo flagranteado pela posse irregular de arma de fogo.” reforçou a delegada.

Já a segunda prisão, que foi realizada no município de Maués, que envolve abusos cometidos por um pai biológico, de 33 anos, contra as filhas dele, duas crianças de 11 e de 14 anos, chegou até o conhecimento dos policiais civis, após as crianças serem encaminhadas pela escola por uma conselheira tutelar, pois a criança de 11 anos apresentava constante crises de ansiedade, automutilação e tentativas de suicídio. Após serem ouvidas na escola, foi descoberto que as crianças sofriam bastante violência doméstica, assim como sua mãe, que era constantemente agredida, o que fazia com que as vítimas não denunciassem o abusador.

“Considerando que a genitora também sofria violência doméstica, e que não tinha coragem de verbalizar as agressões e todo perigo que esse homem apresentava tanto para esposa quanto paras as filhas, nos achamos por bem representar pela prisão preventiva dele, e soubemos que ele tinha se evadido para Maués então na manhã de hoje contamos com apoio do delegado de Maués, que acabou efetuando a prisão lá.” Informou a delegada titular da Depca.

As crianças resgatadas passarão por acompanhamento psicológico, e após os procedimentos, terão a sua guarda entregue para os devidos responsáveis.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata