Pesquisar
Close this search box.

Morre paciente internada com ‘doença da urina preta’ no Amazonas

Até este sábado, foram registrados 26 casos da síndrome, sendo 24 de Itacoatiara, um de Caapiranga e um de Manaus
Especial Publicitário
- Foto: Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou um óbito por rabdomiólise no município de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus. na madrugada deste sábado (28).

Trata-se de uma mulher, de 51 anos, que estava internada desde sexta-feira (27) no Hospital Regional José Mendes. Ela tinha sido transferida da Vila do Novo Remanso, zona rural do município.

Conforme a FVS-RCP, 26 já foram casos notificados de rabidomiólise, sendo 24 de Itacoatiara, um de Caapiranga e um de Manaus.

Na quinta-feira (26) uma equipe técnica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) foi enviada para monitorar o surto da doença em Itacoatiara. Eles atuam na investigação do surto no local e dando suporte às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara (Semsa/Itacoatiara).

Início do surto

Conforme a vigilância epidemiológica do município, os primeiros pacientes foram atendidos entre os dias 22 e 23 de agosto na unidade de saúde do município, sendo 7 adultos, entre 43 e 60 anos, e 4 crianças, entre 3 e 12 anos de idade. Em seguida, novos casos foram registrados e os pacientes foram internados e alguns tiveram que ser transferidos para o hospital.

Urina preta

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença de Haff é causada por uma toxina presente em alguns tipos de peixes quando o armazenamento destes ocorre de maneira incorreta, dentre eles o tambaqui. Outros estudos apontam que a doença foi causada após a ingestão de peixes como o olho-de-boi, badejo, pacu-manteiga, pirapitinga e arabaiana.

Um dos sintomas Síndrome de Haff é a urina escurecida, uma consequência da liberação de uma substância no corpo. Essa proteína é tóxica para os rins e é liberada pelo próprio organismo após a necrose muscular também causada pela doença de Haff.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário