Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

A voz da fé se calou; Dom Sérgio Castriani morre aos 66 anos de idade

Dom Sérgio Castriani estava internado em uma UTI com estado grave após sofrer um infarto no último final de semana. Saiba mais
Especial Publicitário
Dom Sérgio

Manaus – O Arcebispo Emérito, Dom Sérgio Eduardo Castriani, morreu na noite desta quarta-feira (3). A informação foi confirmada em um comunicado oficial pela Arquidiocese de Manaus.

Dom Sérgio Castriani estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samel após sofrer um infarto no último final de semana. Ele não resistiu às complicações causadas pelo ataque cardíaco.

Recentemente o cardeal ficou internado no Hospital Samel após apresentar se queixar de febre, um dos sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Ele foi submetido a um teste rápido, mas o resultado deu negativo para a doença.

A Arquidiocese de Manaus irá fazer um pronunciamento sobre o velório e sepultamento de Castriani nas próximas horas.

Trajetória

Natural de Regente Feijó, interior de São Paulo, Dom Sérgio Castrini estudou no Seminário Menor da Congregação do Espírito Santo, em Emilianópolis, e no Instituto Hellen Keller, em Adamantina, ainda como seminarista.

Em 1971, ele iniciou o curso de Filosofia no Instituto Poullart de Places (Faculdade Nossa Senhora Medianeira), em São Paulo, obtendo a licenciatura. Quatro anos depois, em 1974, fez o noviciado em Salete.

De 1975 a 1978, cursou Teologia no mesmo Instituto Poullart de Places (Instituto Pio XI), onde concluiu o bacharelado. No dia 2 de fevereiro de 1975, emitiu os primeiros votos; no dia 2 de fevereiro de 1978, os perpétuos. Recebeu a ordenação presbiteral em 9 de dezembro de 1978, em São Paulo.

Como padre, seu primeiro trabalho foi realizado na cidade de Feijó, no Acre. Em 1984, retornou a São Paulo, onde foi diretor da casa de formação dos estudantes de Filosofia de sua congregação religiosa em São Paulo, na Vila Mangalot.

Foi ecônomo da casa provincial em São Paulo, conselheiro geral de sua congregação, época em que viveu em Roma, na casa generalícia, e nomeado pelo Papa João Paulo II, bispo da Prelazia de Tefé, Amazonas.

Quis o destino que Dom Sérgio Castriani permanecesse na Amazônia. Ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo de Manaus em junho de 2013.

No entanto, Sérgio Castriani renunciou o posto devido a problemas de saúde. O cardeal vinha sofrendo com a Doença de Parkinson, popularmente conhecido como Mal de Parkinson, impossibilitando sua fala e locomoção. Com isso, ele foi substituído por Dom Leonardo Steiner.

Foto: Marcos Dantas

Leia também: Amazonas já entregou mais de 1 mil cestas básicas para os artistas locais

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário