Pesquisar
Close this search box.

Agência Europeia de Medicamentos aprova a vacina da Pfizer para uso de faixa de 12 a 15 anos

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou a vacina da Pfizer-BioNTech para crianças de 12 a 15 anos, a imunização na União Europeia
Especial Publicitário
Agência Europeia de Medicamentos aprova a vacina da Pfizer para uso de faixa de 12 a 15 anos
Agência Europeia de Medicamentos aprova a vacina da Pfizer para uso de faixa de 12 a 15 anos

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou a vacina Covid-19 feita pela parceria EUA-Alemanha Pfizer-BioNTech para crianças de 12 a 15 anos, permitindo que as crianças do bloco europeu sejam vacinadas contra o vírus pela primeira vez.

Novos dados mostram que a vacina ‘Comirnaty’ é segura para a coorte mais jovem, disse o chefe de Ameaças à Saúde Biológica e Estratégia de Vacinas da Agência Europeia de Medicamentos, Marco Cavaleri, em uma entrevista coletiva na sexta-feira.

Comirnaty é a marca registrada do jab alemão-americano. Será administrado da mesma forma que até agora para pessoas com 16 anos ou mais, com duas doses administradas com pelo menos três semanas de intervalo.

O comitê de medicamentos humanos da Agência Europeia de Medicamentos baseou sua decisão de aprovar a vacina em um ensaio clínico nos Estados Unidos com cerca de 2.000 crianças de 12 a 15 anos.

Os dados do ensaio mostraram que a resposta imunológica nesta faixa etária foi “semelhante ou até melhor” do que a de adultos jovens que receberam a vacina, disse Cavaleri.

Ele acrescentou que o jab foi “bem tolerado” e os efeitos colaterais foram semelhantes aos já testemunhados entre os destinatários mais velhos.

A decisão final sobre a vacina ainda precisa ser feita pela própria UE, antes que caiba aos governos de cada estado-membro se eles aplicam ou não a vacina a adolescentes mais jovens.

A medida segue a decisão da Food and Drug Administration dos EUA no início deste mês de aprovar a vacina da Pfizer para crianças de 12 a 15 anos.

O regulador dos EUA disse que os dados dos ensaios clínicos mostraram que a vacina foi 100% eficaz na prevenção do Covid-19 em crianças desta faixa etária.

Na sexta-feira, Cavaleri também disse que a UE estava trabalhando para aumentar a capacidade de produção da Pfizer na Europa, dizendo que mais locais de fabricação de vacinas seriam aprovados o mais rápido possível para impulsionar as implementações dos Estados membros.

No início de 2021, o bloco foi atingido por um déficit de jabs depois que a AstraZeneca ficou aquém das metas de entrega para a UE, citando problemas de produção na Europa.

Em janeiro, a Pfizer também despachou menos doses para alguns países da UE do que o esperado, enquanto a empresa realizava atualizações para aumentar sua capacidade de produção.

Leia também: Drones podem ter ‘caçado’ e atacado tropas na Líbia sem controle humano, diz relatório da ONU

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário