Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

ALERTA MUNDIAL: ‘Droga zumbi’ feita com anabolizante de cavalo deixa usuários tortos no mundo inteiro; veja vídeo

Conhecida como droga K, a "maconha sintética", também chamada de "droga zumbi" tem se tornado uma preocupação de saúde pública mundial
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Mundo – Especialistas emitem novo alerta para nova droga sintética produzida com anestésico e anabolizante de cavalo. Conhecida como droga K, a “maconha sintética”, também chamada de “droga zumbi” tem se tornado uma preocupação de saúde pública mundial.

Com 12 ingredientes e sete passos para preparar a mistura, a listagem de três páginas foi avaliada por diversos profissionais da área da saúde e apontada como um risco maior após ser confirmada a produção de coquetéis com anabolizante de cavalo na fórmula.

Segundo o médico psiquiatra Wilson Lessa Júnior, professor do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia, uma das reações características das drogas K, é o chamado “efeito zumbi”.

“Essas substâncias são, inclusive, usadas em centros cirúrgicos, demandando todo um protocolo de segurança, usado racionalmente dentro do ambiente hospitalar, não como droga de abuso. Temos muitos receptores opioides no tronco cerebral, se eles forem ocupados, a pessoa pode ter uma parada cardiorrespiratória. Em ambientes cirúrgicos, há uma maquinaria que fará a pessoa respirar. Em uma cirurgia, as substâncias são úteis e seguras, mas em outra situação, é morte na certa”, alerta Wilson Lessa.

A droga feita com anabolizante de cavalo é tão forte que até mesmo a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) chegou a proibir seu consumo na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. O efeito zumbi é provocado também pela quetamina de uso veterinário, um anestésico constante na receita apreendida pela polícia com os traficantes.

Além do anestésico e do anabolizante, o especialista destaca ainda a presença do fentanil, um opioide utilizado para combater dores, que fora do ambiente hospitalar pode ser fatal.

O impacto causou efeito não só em São Paulo, Manaus ou no Brasil, mas sim no mundo inteiro, um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou o resultado do consumo da “droga zumbi” na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Veja vídeo:

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário