Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Amazonas já confirma sete casos para coronavírus

Especial Publicitário
amazonas 07 casos coronavírus
amazonas 07 casos coronavírus

Foto: Reprodução/Facebook

O estado Amazonas confirmou na tarde desta sexta-feira (20) 07 casos confirmados para coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, e pelo secretário titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, durante coletiva online.

Ao todo são 72 casos notificados, 52 casos descartados, 13 investigações, zero internações e sete casos confirmados.

Segundo Rosemary, os casos continuam sendo importados, provenientes da Inglaterra, Espanha, Peru e Estados Unidos, São Paulo e um passa pelo processo de investigação da FVS. Ela aproveitou a oportunidade para reforçar as medidas de saúde para combater e prevenir a doença.

“A gente pede para o evitar o trânsito de pessoas e aglomerados, todos os eventos culturais foram suspensos, assim como as atividades das igrejas em Manaus. A população precisa entender que só deve sair de casa quando realmente for necessário. Pedimos, e reiteramos, que os idosos não saiam de casa. A gente que peça que ele saia para tomar a vacina da Influenza ou recomendações médicas, afinal, eles fazem parte do grupo vulnerável do vírus”, disse.

Aparato

O secretário Rodrigo Tobias afirmou que o Amazonas possui 482 aparelhos respiradores para atender os pacientes com o coronavírus que estejam internados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Além disso, ele também afirmou que o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus, está preparado no combate a doença. “No final de semana vai chegar novos equipamentos, vamos abastecer tudo aquilo que já temos na central de medicamentos. A gente está fazendo o máximo possível para adquirir novos respiradores na prevenção do vírus”, disse o secretário.

Medidas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou uma série de medidas com o objetivo de combater a propagação do coronavírus no estado, uma delas foi a suspensão das aulas na rede estadual pelo período de 15 dias, abrangendo municípios como Parintins, Tabatinga, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manacapuru.

Além disso, o transporte fluvial também foi suspenso pelo período de 15 dias. “Nós temos uma necessidade muito grande de diminuir o máximo possível dessas viagens pra que não haja o risco dessa doença chegar ao interior onde nós temos uma população mais vulnerável, onde no interior nem sempre temos as mesmas condições de atendimento na área de saúde que aqui na capital”, disse o governador.

Por João Paulo Castro

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário