Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Amazonense Alberto Simonetti é eleito presidente nacional da OAB

Advogado chegou a ser cogitado para a Casa Civil do governo Wilson Lima após a saída do vice-governador Carlos Almeida Filho
Especial Publicitário
Alberto Simonetti foi eleito com 81 votos (Foto: /Divulgação)

Manaus (AM) – O advogado Alberto Simonetti foi eleito presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A chapa do amazonense recebeu 81 votos favoráveis, um voto foi nulo e dois foram brancos.

Simonetti vai substituir Felipe Santa Cruz, que protagonizou embates com o presidente Jair Bolsonaro (PL). A chapa de Alberto Simonetti foi registrada com o apoio de 26 seccionais da OAB. O advogado chegou a ser sondado para comandar a chefia da Casa Civil do governo Wilson Lima (PSC) após a saída do vice-governador Carlos Almeida Filho (PTB).

O manauara disse após se leito, que terá compromisso com pautas da advocacia. “Quero selar um compromisso com os advogados e advogadas do Brasil, ser um defensor desse país, um defensor intransigente dos nossos direitos e prerrogativas. Meu compromisso é verdadeiro, é real, é honesto, é leal”, disse o presidente eleito do Conselho Federal da OAB.

Santa Cruz fez um breve discurso em que enalteceu a lealdade de Simonetti. “Nós, um milhão e trezentos mil advogados, podemos e devemos ter as nossas divergências, mas nós sabemos que algo maior nos une que é o compromisso com o sistema OAB e para que ele sobreviva é preciso ter caráter e lealdade. Lealdade não é concordar, mas saber apoiar para ser apoiado”, disse. “A Ordem está em boas mãos, então a democracia brasileira também está”, finalizou Santa Cruz. 

Natural de Manaus, Beto Simonetti é advogado criminalista. Ele tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário