Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Anvisa aprova uso emergencial de remédio contra Covid-19

Sotrovimabe é indicado para adultos e crianças a paritr de 12 anos que não necessitam de suplementação de oxigênio
Especial Publicitário
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou por unanimidade, nesta quarta-feira (8), o uso emergencial do medicamento Sotrovimabe no tratamento contra covid-19. O pedido de uso emergencial estava em análise desde o dia 19 de julho. 

Trata-se de um anticorpo monoclonal desenvolvido pela empresa multinacional britânica GlaxoSmithkline, mais conhecida como GSK. Ele já foi autorizado pela agência reguladora dos Estados Unidos (FDA). O medicamento é recomendado para tratar pacientes que estão em quadro leve a moderado da doença, mas que têm riscos de agravamento.

Um anticorpo monoclonal é um tipo de proteína que foi projetado para reconhecer e se ligar a uma estrutura específica (antígeno), nesse caso, a do vírus SARS-CoV-2. 

Segundo a Anvisa, o tratamento é indicado para adultos e pacientes pediátricos com 12 anos ou mais que pesem no mínimo 40 kg que não necessitam de suplementação de oxigênio. O tratamento deve ser iniciado assim que possível após o teste viral positivo para SARS-CoV-2 e, preferencialmente, dentro de 5 dias do início dos sintomas. O remédio não é recomendado para pacientes graves de covid-19.

Estudos clínicos revelaram que a terapia resultou em uma redução clínica e estatisticamente significativa na proporção de pacientes com Covid-19 leve ou moderado. O uso em mulheres grávidas deve ser feito com cautela, uma vez que os dados da aplicação do produto em gestantes são limitados. 

O Sotrovimabe é o quinto medicamento aprovado pela Anvisa para uso emergencial no Brasil. O primeiro foi o remdesivir. 

Com informações do SBT News

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário