Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Após apelo de arcebispo, parlamentares dizem que não cogitam aumento de salários

Os parlamentares afirmam que não há projeto de votação para reajuste salarial
Especial Publicitário
Apelo
Apelo

Após apelo do arcebispo emérito Dom Sérgio Castriani e a grande repercussão sobre o reajuste salarial dos vereadores da cidade de Manaus, os parlamentares afirmaram que não cogitam aumentar seus próprios salários e disseram ainda, que não há nenhum projeto com este teor, tramitando na Casa Legislativa. Os parlamentares durante sessão plenária, na manhã desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O vereador Hiram Nicolau (PSD), que preside às sessões enquanto o vereador Joelson Silva está licenciado, se disse surpreso com as abordagens sobre o tema e que deverá formar uma comitiva para falar com Dom Sérgio. “Deixei claro nas redes sociais que sou contra o reajuste. Eu não posso votar o que não foi apresentado na Casa. Estamos à disposição para ir ao encontro de Dom Sérgio Castriani, para falar que não existe proposta alguma para reajuste dos vereadores”, disse Hiram.

Passa Sassá da Construção Civil (PT) disse que não é favorável a reajuste dos vereadores. “Eu sempre defendi o reajuste salarial dos trabalhadores. Outras classes já tiveram seus reajustes, mas jamais eu vou aceitar um aumento salarial num momento desse que o povo está passando”, disse.

O vereador Eloi Abreu (PMN) disse que quer participar da comitiva que vai falar com o arcebispo emérito.

Já o vereador Roberto Sabino (Podemos) disse que mesmo que houvesse esse projeto para o aumento de salário, o mesmo não poderia ter sido votado, pois o governo federal congelou até 2021. “Estamos com salários congelados oito anos. Nós não aumentamos nossos salários em função de crises e mesmo assim o governo federal congelou o salário do funcionalismo até o ano que vem (2021), então essa discussão será para o final do ano. Eu sou aquele que não escondo quanto eu ganho”, ressaltou o parlamentar.

Isaac Tayah (DC) disse que o reajuste não passa de “especulações”. Já o vereador Marcel Alexandre (Podemos) disse que tudo isso não “passa de mentira”. O vereador Diego Afonso (PSL) também disse que não existe nenhuma matéria sobre o tema na Casa Legislativa.

O vereador coronel Gilvandro Mota (PSDB) disse que o arcebispo não deveria ter entrado nesse tema e disse que a Procuradoria da CMM deve agir com rigor sobre a notícia.

Para a vereadora Mirtes Sales (Republicanos) o anúncio de aumento não passa de fake news e propôs a criação de uma nota pela CMM, a fim de informar que não existe o projeto de reajuste salarial dos parlamentares. “Como jornalista sugiro a criação de uma nota oficial, não só para divulgar nas redes sociais da CMM, mas para todos os veículos de comunicação.

Outros parlamentares também se pronunciaram sobre o assunto, como: o professor Gedeão Amorim (MDB), Raulzinho (PSDB), Wallace Oliveira (PROS) e o vereador Dante (PSDB).

Valores

Atualmente o salário base de um vereador é de R$ 15 mil.

Leia mais: Chico Preto diz que prefeito do AM em tratamento no Sírio Libanês desrespeita população

O vereador Chico Preto (DC) disse na manhã desta quarta-feira (22), durante seu pronunciamento na sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que respeita líderes como o prefeito de Carauari, Bruno Ramalho, que testou positivo para a Covid-19 e que se tratou no próprio município.

Apesar de Chico Preto não falar no nome do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), a crítica pode ser entendida por algumas pessoas, como uma referência ao tucano.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário