Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Ar de Manaus é o pior no Brasil na noite desta segunda-feira (30); IBAMA e Prefeitura se manifestam

Confira as notas do IBAMA e da Prefeitura sobre a qualidade do ar em Manaus
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – A cidade de Manaus está mais uma vez envolta sob intensa fumaça. Nesta segunda-feira (30), o ar da cidade voltou a ficar insalubre, conforme o mapa que mede o nível. A capital amazonense está com a pior qualidade do ar do país, como mostra o mapa.

Toda a cidade amanheceu encoberta pela fumaça. A fumaça densa, carregada de partículas finas e poluentes, cobriu a cidade, reduzindo drasticamente a visibilidade e tornando a respiração difícil para os moradores, além de afetar também, a saúde dos manauaras, que vem enfrentando dias de calor intenso e a estiagem pelo estado.

Confira a nota do IBAMA:

A operação no Amazonas, que começou em 2/10 e já combateu ao menos 33 incêndios florestais, tem hoje 115 brigadistas nos municípios de Careiro, Careiro da Várzea, Manaquiri, Autazes e Apuí.

No Pará, brigadas do Ibama atuam no município de Oriximiná e agentes do instituto realizam operações de fiscalização em assentamentos em Monte Alegre, entre outras áreas. Desde 5/10, há ainda operação de combate a incêndios florestais na Resex Tapajós Arapiuns, onde atualmente há 77 brigadistas do Ibama e do ICMBio.

Confira a nota da Prefeitura:

A fumaça que voltou a encobrir a capital amazonense, nesta segunda-feira, 30/10, tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), de acordo com dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e que foram levantados pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

De acordo com dados, foram registrados 243 focos de queimadas em todo o Amazonas. Os municípios da RMM que mais tiveram registros de queimadas foram: Presidente Figueiredo (17), Autazes (14), Careiro da Várzea (13), Careiro (12), Itacoatiara (10) e Rio Preto da Eva (2). Esse levantamento foi feito baseado nos dados colhidos neste domingo e segunda-feira, 29 e 30/10, até as 17h30.

A capital amazonense, desde sexta-feira, 27/10, segundo dados do Inpe, não registra nenhum foco de queimada.

A Prefeitura de Manaus realiza, desde junho, a campanha Manaus Sem Fumaça. São ações de educação ambiental, blitze ambientais (nas saídas da cidade), além de sensibilização nas escolas (públicas e privadas) e empresas do polo industrial.

Todos os dias, a Semmas tem feito um trabalho de rega, nos principais canteiros da cidade e nos parques administrados pelo órgão. Além disso, toda quarta-feira, as equipes de arborização e de educação ambiental estão em uma zona da cidade fazendo a campanha Manaus Sem Fumaça, distribuindo informativos e orientando a população.

Pelo menos 25 mil pessoas já foram alcançadas por essas iniciativas, fora as campanhas publicitárias nos veículos de comunicação e nos meios tradicionais como jornais, outdoors, mobiliário urbano, entre outros. Além disso, tem o combate às ocupações irregulares que a Semmas realiza em parceria com as forças de segurança do Estado.

E para combater as queimadas na Região Metropolitana, a Semmas, em parceria com a Associação Amazonense de Municípios (AAM), criou o Comitê Permanente de Gestão Ambiental da Região Metropolitana de Manaus, que tem o objetivo de unir esforços e debater estratégias para atuar contra as queimadas.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário