Pesquisar
Close this search box.

Arcebispo de Manaus é nomeado primeiro cardeal da Amazônia

Cerimônia será realizada às 10h (horário de Manaus)
Especial Publicitário
(Foto: Arquidiocese de Manaus/Reprodução)

VATICANO – Na manhã deste sábado (27), o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, será nomeado como cardeal na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele foi o primeiro bispo da Amazônia a ser escolhido por um papa.

A nomeação de 21 cardeais acontece neste sábado às 10h (horário de Manaus), e a escolha do arcebispo é vista como um sinal de sua preocupação com a floresta tropical e os habitantes indígenas.

“A criação de dom Leonardo como cardeal é motivo de alegria, mas também de esperança, pois a Amazônia terá mais alguém entre os colaboradores mais próximos do Santo Padre. O colégio cardinalício contará com uma voz que, como já está fazendo desde que assumiu o pastoreio da Igreja de Manaus, vai defender a vida que se faz presente de modos tão diferentes na Querida Amazônia”, diz o padre Modino em um texto publicado no Vaticanews.

SOBRE DOM LEONARDO STEINER

É religioso na Ordem dos Frades Menores desde 1976, formado em teologia, filosofia e pedagogia. É doutorado em filosofia pela Universidade Antonianum, em Roma. Já atuou como formador e mestre de noviços, além de assumir outros postos relacionados a área da educação. Em Em 2 de fevereiro de 2005 foi nomeado Bispo Prelado de São Félix e recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de abril seguinte.

De maio de 2011 a maio de 2019 ocupou o cargo de Secretário Geral da Conferência Episcopal Brasileira. E em 27 de novembro de 2019, o Papa Francisco, o nomeou Arcebispo Metropolitano de Manaus, onde tomou posse em 31 de janeiro de 2020.

Dom Leonardo Steiner já foi duas vezes secretário – geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e bispo Auxiliar de Brasília. Além de Arcebispo Metropolitano de Manaus, é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e primeiro vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia – CEAMA.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário