Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Arqueiro indígena é bicampeão brasileiro de Tiro com Arco

O Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco consagrou o arqueiro indígena Nelson Moraes, que competiu pela última vez na categoria Juvenil.
Especial Publicitário
Arqueiro indígena é bicampeãArqueiro indígena é bicampeão brasileiro de Tiro com Arcoo brasileiro de Tiro com Arco
Arqueiro indígena é bicampeão brasileiro de Tiro com Arco

O arqueiro indígena da etnia Kambeba, Nelson Moraes, conquistou, no último domingo (13), o título de bicampeão brasileiro de Tiro com Arco, na categoria Juvenil. A disputa ocorreu na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, e o atleta faz parte do Projeto Arquearia Indígena, realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS). 

O Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco consagrou o arqueiro indígena Nelson Moraes, que competiu pela última vez na categoria Juvenil. Aos 20 anos de idade, ele já conquistou mais de 14 medalhas desde o início do projeto da FAS, participou de competições internacionais e foi Campeão Brasileiro Juvenil em 2019. 

Morador da comunidade Três Unidos (a 60 quilômetros da capital) e pertencente à etnia Kambeba, Inha (nome indígena de Nelson) relata que desde muito pequeno costumava brincar com flecha de tacana, uma espécie de bambu que serve para fazer flechas de caça. O Arqueiro indígena relata que seus títulos no esporte são motivo de muito orgulho para a comunidade, que sempre celebra com festa as conquistas no tiro com arco.

“Este foi meu último ano na categoria juvenil, por isso queria ganhar. Ganhei e eu fiquei muito feliz”, comemorou o atleta. Em 2021, Nelson quer continuar competindo, porém na categoria Adulto. “Quero continuar competindo, pois graças ao esporte muitas portas se abriram para mim. Conheci países como Estados Unidos, Argentina, Costa Rica, México e Itália”, disse. “De uma brincadeira, eu conheci o esporte, que me abriu muitas possibilidades”, acrescentou.

A Arquearia Indígena é um projeto coordenado pela Agenda Indígena da FAS, com apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Federação Amazonense de Tiro com Arco. Além de Nelson Moraes, participam também os atletas Drean Braga, Graziela Paulino e Gustavo Paulino, que competem na categoria Adulto. 

Com informações da Assessoria
Foto:
Divulgação / FAS

Leia também: Manaus recebe exposição sobre migrantes no Brasil nesta sexta-feira (18)

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário