Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Arthur Lira retira convocação de Rui Costa em CPI do MST

Lira atendeu a um pedido do deputado Nilto Tatto, que alegou não haver nada que obrigue a presença do ministro depor na CPI
Especial Publicitário
Arthur Lira e Rui Costa
(Fotos: Agência Câmara / Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Brasil – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) retirou a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST). O depoimento estava marcado para esta quarta-feira (9).

Lira atendeu um pedido feito pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) para cancelar a convocação. Nilto Tatto alegou que não há “fato determinado” que obrigasse o ministro a ir à Comissão. A determinação foi publicada no Diário da Câmara dos Deputados.

A convocação de Rui Costa se deu pelo fato de quando esteve no Governo da Bahia (2015 a 2022) não teria desempenhado os devidos “esforços para impedir atos de invasões de terra nem para garantir a propriedade privada”, segundo a Comissão.

Segundo o deputado Ricardo Salles, “o tema da reforma agrária” abrangeria diversos ministérios, “cabendo ao ministro-chefe da Casa Civil a articulação entre as diferentes pastas e o presidente da República”.

A oposição havia tentado convocar Rui Costa no primeiro semestre, mas acabou cedendo para adiar o chamado após o recesso parlamentar.

Leia mais:

Alckmin vai comandar reunião com foco no combate à corrupção e crime ambiental

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário