Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Associação pede à Aleam pressão no Congresso Nacional em pauta sobre a Leia da Emancipação

Um dos Distritos, que luta pela emancipação, é o Campina do Norte, em Manacapuru (distante 68 km em linha reta de Manaus)
Especial Publicitário
Manacapuru
Igreja Nossa Senhora de Nazaré, a Igreja Matriz, em Manacapuru - Foto: Divulgação

MANAUS – O Amazonas tem, hoje, 62 municípios – incluindo a capital Manaus. No entanto, esse número pode aumentar caso o Congresso Nacional aprove mudanças na Leia da Emancipação. Um dos exemplos vem do município Manacapuru (distante 68 km em linha reta de Manaus). Na região, há um distrito denominado Campina do Norte, que, conforme uma de suas representantes e membro da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas, está apta a se transformar em município.

LEIA TAMBÉM: FHC será vice de Lula contra Bolsonaro em 2022? Especialistas analisam cenário político

De acordo com Raimunda Motta, representante de Campina do Norte, distrito de Manacapuru, a transformação do distrito em município significa uma melhoria da qualidade de vida da população.

“Como município teremos autonomia para administrar de forma direta a saúde e a educação, além de fazermos a manutenção de nossos ramais para escoarmos a produção”, completou.

Reunião

Os representantes, que fazem parte da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas, disseram, durante reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na última semana, que um total de 16 localidades, entre comunidades e distritos do Estado, estão aptas a se transformarem em municípios, conforme Projeto de Lei que tramita na Câmara Federal.

A entidade pede apoio dos parlamentares no sentido de ajudarem a colocar na pauta de votação do Congresso Nacional a Lei da Emancipação.

Além de Manacapuru, estiverem presentes representantes das localidades chamadas Distritos de Caviana, Campina Norte, Caimbé, Novo Remanso, Balbina, Itapeaçu, Canumã, Axinim e Purupuru.

Para o representante de Itapeaçu, Distrito de Urucurituba, Reinaldo Serrão, a possibilidade de gerir seus próprios recursos é uma boa oportunidade de melhorar a vida da população. “Podemos atrair empresas e ajudar na geração de emprego e renda. Com a autonomia de uma prefeitura podemos oferecer melhores serviços na área de saúde, educação e produção rural”, disse.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário