Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Atentado contra indígenas deixa dois mortos e um internado, diz Cimi

Grupo é conhecido pela defesa contra invasores. Desde a criação do grupo, vários indígenas sofrem ameaças e cada vez mais graves
Especial Publicitário
(Foto: Hellen Loures/Cimi)

Arariboia (MA) – Dois indígenas foram mortos na madrugada deste sábado (3). As vítimas eram do povo Guajajara, no Maranhão. Um terceiro está internado, em estado grave. Eles pertencem à Terra Indígena Arariboia. O grupo é conhecido por atuar na defesa contra invasores. Desde a criação do grupo, em 2007, vários guardiões da região sofrem ameaças constantes e cada vez mais graves

Vítimas

Janildo Oliveira Guajajara, foi assassinado a tiros, nas costas, no município de Amarante (MA). O episódio deixou um adolescente de 14 anos baleado, que agora está hospitalizado. Janildo integrava os Guardiões da Floresta desde 2018. 

No mesmo dia (3), mas no município de Arame (MA), Jael Carlos Miranda Guajajara, de 34 anos, também morreu. O povo Guajajara acredita eu se trate de outro assassinato. No entanto, uma investigação esclarecerá o motivo da morte de Jael.

Indígenas do povo Guajajara criaram o Guardiões da Floresta para monitorar o território e atentar às ações ilegais na área, preocupados com a enorme presença de madeireiros, caçadores e outros invasores. 

“Por todos esses anos fizemos e continuaremos a fazer a proteção territorial mesmo sendo ameaçados e mortos. Somos contrários a violência que mata e destrói, por isso lutamos pela vida”, afirmam os Guardiões da Floresta em nota.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário