Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Bastidores de uma arremetida em Congonhas: vídeo viraliza ao mostrar reação calma de pilotos durante manobra

Entre os motivos mais comuns estão questões climáticas
Especial Publicitário
(Foto: G1)

Brasil – Um vídeo que viralizou nesta semana mostra os bastidores de uma arremetida no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. A arremetida é um procedimento seguro e normal em que os pilotos abortam um pouso previsto pouco antes da aterrissagem —embora possa causar medo em passageiros pela mudança brusca de direção. Entre os motivos mais comuns estão questões climáticas (como chuva forte ou vento forte) ou operacionais (quando outro avião ainda não livrou a pista, por exemplo). Os pilotos então cancelam o pouso e tentam fazê-lo novamente.

Em tom tranquilo, o comandante, à esquerda do vídeo, orienta o copiloto de que, em caso de pista molhada, a aeronave arremeteria. Observa ainda a existência de vento de cauda, que sopra na direção do avião e aumenta a velocidade em relação ao solo.

A aeronave então se aproxima da pista de Congonhas mais alta do que deveria , depois do ponto onde normalmente deve encostar no solo. A cinco pés do chão (pouco mais de um metro e meio de altura), um alarme dispara: “Runaway too short” (pista muito curta). Significa que não haveria pista disponível para o avião parar caso quisesse pousar.

O que diz a Azul

“A Azul informa que o vídeo em questão é de dois anos atrás, em um pouso realizado no Aeroporto de Congonhas, que mostra um procedimento padrão e previsto na aviação, que é a arremetida precedida por um aviso do sistema que calcula se o comprimento da pista disponível é suficiente ou não para a parada da aeronave. Caso a distância calculada não seja a ideal, o sistema emite sinais sonoros e visuais para que a Tripulação prossiga com o procedimento de segurança, que é o valor número 1 da companhia. A Azul esclarece também que o Comandante seguiu corretamente as instruções optando pela arremetida”.

Veja também:

Um avião de pequeno porte sumiu do radar nesta segunda-feira (3) no Paraná. De acordo com o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA), a aeronave com servidores do estado desapareceu na altura da Serra do Mar, local de densa Mata Atlântica no estado.

Conforme informações da Infraero a decolagem no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, ocorreu por volta das 7h50 e, de acordo com o governo paranaense, o piloto e as outras duas pessoas que estavam no bimotor do modelo Piper Arrow são servidores do governo estadual. O avião desapareceu dos radares às 10h14, tendo emitido o último sinal quando estava na região da Limeira. A previsão era de que o veículo chegasse ao destino às 10h24, mas até o momento nada

Confira matéria completa:

https://portaltucuma.com.br/aviao-que-desapareceu-no-parana-e-encontrado-com-3-corpos-jc01/

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário