Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Boca do Acre terá reforço de 38 novos brigadistas no combate a incêndios

Grupo vai atuar no combate aos incêndios florestais que se intensificam com a chegada do verão amazônico
Especial Publicitário
Brigadistas tiveram aulas práticas de combate ao fogo e técnicas de primeiros socorros - Foto: Israel Dourado/Sema
Brigadistas tiveram aulas práticas de combate ao fogo e técnicas de primeiros socorros - Foto: Israel Dourado/Sema

O município de Boca do Acre, a 1.028 quilômetros de Manaus, vai receber um reforço de 38 novos brigadistas florestais, receberam o certificado de capacitação para atuar na prevenção de queimadas. A formação de brigadistas é promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Defesa Civil do Amazonas e o Corpo de Bombeiros, com apoio das prefeituras e das secretarias municipais de meio ambiente.

Durante seis dias, os novos brigadistas participaram de aulas sobre noções de proteção e Defesa Civil, noções de biodiversidade e educação ambiental, combate a incêndios florestais e atendimento pré-hospitalar, além de atividades práticas para combate ao fogo, técnicas de primeiros socorros, uso de GPS e outros.

Segundo Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente, os novo brigadistas terão como primeiro desafio a chegada do verão amazônico. “Esse é o período que acontece a intensificação dos focos de queimadas no Amazonas, em especial no sul do estado. A formação de brigadistas é uma das estratégias do Governo do Amazonas para fortalecer as frentes de combate, aliado à prevenção”, disse.

Seis municípios já receberam as formações, entre Boca do Acre, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Humaitá e Apuí. Nesses locais não existem brigadas de incêndio estruturadas, então a adesão voluntária dessas pessoas para compor esse time de combate é de extrema relevância para apoiar as ações de campo encabeçadas pela Operação Tamoiotatá.

Com a capacitação, Boca do Acre passa a ser o município que mais formou brigadistas em 2021. A próxima cidade a receber a formação é Canutama, a 619 quilômetros da capital, também ao sul do Amazonas.

Foto: Israel Dourado/Sema

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário