sexta-feira,

03 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

Bolsonaro defende exigência de receita médica para vacina em crianças

Presidente disse que a decisão da Anvisa de liberar a aplicação da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos é 'inacreditável'
Especial Publicitário
Jair Bolsonaro falou com apoiadores durante passeio em praia do Guarujá (Foto: Reprodução)
Jair Bolsonaro falou com apoiadores durante passeio em praia do Guarujá (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu que vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos seja apenas com receita médica e autorização dos pais. A fala do presidente foi durante conversa com apoiadores neste domingo (19) em uma praia no Guarujá.

“O que pretendemos fazer? Vacina para crianças só se autorizada pelos pais. Se algum prefeito, governador ou ditador quiser impor é outra história, mas do governo federal tem que ter autorização dos pais e uma receita médica”, disse.

Bolsonaro também disse que a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de liberar a aplicação da vacina da Pfizer/BionTech contra a Covid-19 para o público pediátrico de crianças de 5 a 11 anos é “inacreditável”.

“Estamos trabalhando. Nem a tua é obrigatória, é liberdade. Criança é coisa muita séria. Não se sabe os possíveis efeitos adversos. É inacreditável – desculpa aqui –, o que a Anvisa fez. Inacreditável. […] Se depender de mim, é o pai que decide. Você que decide. Não é governador, não”, disse o presidente.

A liberação da agência reguladora ocorreu na quinta-feira (16). No mesmo dia, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro disse que não interfere no órgão, mas que pediu o nome de quem aprovou a vacinação do público infantil.

“A Anvisa não está subordinada a mim – deixar bem claro isso. Não interfiro lá. Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem são essas pessoas e, obviamente, formem o seu juízo. […] Você tem o direito de saber o nome das pessoas que aprovaram a vacinação a partir de 5 anos para o seu filho”, disse.

Neste domingo, A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou órgãos de investigação e do governo federal para pedir apuração sobre novas ameaças de violência contra diretores da entidade.

Os ofícios foram enviados ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ao Ministério da Justiça, à Procuradoria-Geral da República (PGR), à Polícia Federal e à superintendência da PF no Distrito Federal.

Os ataques, que já ocorrem desde novembro, se intensificaram após a reunião em que a entidade autorizou o uso de doses pediátricas da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.

Leia mais

Poderão ser vacinadas crianças com idade de 5 a 11 anos

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata