Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Brasil assume o G20; Metas e prioridades definirão agenda internacional

O país vai liderar o fórum nos dias 18 e 19 e novembro de 2024, no Rio de Janeiro
Especial Publicitário
Brasil, Lula, G20, Política,
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasil – Pela primeira vez em sua história, o Brasil assumiu a presidência rotativa do G20, o grupo composto pelas vinte principais economias do mundo, nesta sexta-feira (1º). O país vai liderar o fórum até novembro de 2024, e tem a responsabilidade de elaborar metas e prioridades para a realização da agenda internacional da cúpula de chefes de Estado nos dias 18 e 19, no Rio de Janeiro (RJ).

No papel de líder do G20, o Brasil desfruta da prerrogativa de definir a agenda e coordenar grupos de trabalho, assim como conduzir reuniões entre os governos dos países-membros. Esse papel inclui discussões entre os ministérios das nações integrantes nas questões globais.

A presidência do bloco foi transferida ao Brasil pela Índia, onde ocorreu a última cúpula em setembro deste ano. Após o mandato brasileiro, a responsabilidade será repassada à África do Sul, que sediará o evento em 2025. Este ciclo de liderança rotativa destaca a importância e a diversidade das economias globais na busca por soluções conjuntas para desafios internacionais.

Em pronunciamento nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que as prioridades do governo federal ao liderar o grupo econômico incluirão o enfrentamento da fome, a abordagem da crise climática e a defesa pela “necessidade iminente de uma nova governança global”.

O Brasil, durante sua liderança no G20, propõe a criação do “G20 Social”, um fórum que permitirá a participação da sociedade civil nos eventos do grupo. O projeto vai envolver a formação de doze grupos de trabalho compostos por representantes de diversos setores: acadêmicos, empresários, parlamentares, juristas, além de associações de mulheres e jovens nos países-membros.

A realização da cúpula do G20 Social tem data marcada para acontecer entre 15 e 17 de novembro do próximo ano, antes da cúpula de chefes de Estado, ambas ocorrendo no Rio de Janeiro.

Lula convocou, na semana passada, uma reunião entre os três Poderes para criar a comissão nacional responsável pela organização dos eventos do G20 no Brasil.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou intenção de usar a presidência do G20 para revitalizar o multilateralismo e impulsionar o “progresso da visão de mundo” do governo federal. No discurso disse: “Estamos propondo que o Brasil lidere uma espécie de reglobalização sustentável, tanto do ponto de vista social quanto ambiental.”

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; e do Banco Central, Roberto Campos Neto, também estiveram presentes no evento.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário