Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Saúde: Vacina contra Covid-19 é inclusa no Calendário Nacional de Vacinação 2024; confira os grupos prioritários

A inclusão já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19
Especial Publicitário
(Foto: Igor Evangelista/MS)

Brasil – O Ministério da Saúde, publicou na tarde desta quarta-feira (31), que a imunização contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024. A prioridade será para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

A inclusão já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI).

Nisia Trindade, ministra da Saúde, comunicou que todos os imunizantes têm eficácia e segurança comprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seguem orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para aplicação. “Além disso, as vacinas passam por um rigoroso processo de estudo de qualidade antes de serem incorporadas ao SUS”, disse.

A vacina é o principal meio de prevenção ao vírus e as formas graves da doença. Atualmente, é possível receber o imunizante 100% gratuito pelo SUS. Pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal ou que estão com alguma pendência na dose de reforço podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde.

Veja também:

A campanha de vacinação contra a Covid-19 prossegue ofertando imunizante no período de segunda a quarta-feira, 30/10 a 1°/11. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza os imunizantes em 74 unidades de saúde, das quais nove funcionam na modalidade de horário ampliado, das 7h às 19h ou das 7h às 21h.  Por meio do link bit.ly/localvacinacovid19, os usuários podem conferir os endereços e os horários de funcionamento de cada estabelecimento de saúde.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, enfatiza o esforço da Prefeitura de Manaus para controlar a disseminação do vírus Sars-Cov-2, adotando estratégias para ampliar o acesso do usuário ao imunizante.  “É importante reforçar que para ser vacinado, é preciso levar um documento oficial com foto, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforça.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário