Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Carnaval 2024: Bhanda da Bhaixa da Hégua já tem data para apresentação

A festa está marcada para o próximo dia 4 de fevereiro, a partir das 14h, na Orla do Educandos, em Manaus
Especial Publicitário
Carnaval 2024 - Bhanda Bhaixa Hégua
(Foto: Reprodução / Instagram @/bhaixadaheguaoficial)

Manaus – A tradicional Bhanda da Bhaixa da Hegua vai agitar o Carnaval de 2024 no próximo dia 4 de fevereiro, na Orla do Amarelinho, no Educandos, na zona Sul de Manaus. A festa inicia a partir das 14h.

A banda nasceu em 1991, durante um porre memorável no Bar Casa Ideal, do comerciante Renato Freitas, ele conseguiu convencer mais meia dúzia de malucos a embarcarem no seu velho sonho.

Paulo Tavares, Coronel Benfica e Renato Freitas, o dono da Hégua e os ‘caras’ do pedaço estavam nesse dia e participaram ativamente da criação dessa brincadeira.

Fundação

Participaram da criação da Bhanda da Bhaixa da Hégua, entre outros, o próprio Vavá das Candongas, Renato Freitas, Erasmo Amazonas, Pedro Bruno, João Branco, Bianor Mitoso, Demetrius Sales (irmão da vereadora Mirtes Sales), Paraguaçu, Manuelzinho Batera, Carlinhos Melo, Delcídio Castro , Paulo Tavares e Teresa Brandão, dona do histórico Bar São Francisco.

Elaine Ramos

A saudosa colunista social Elaine Ramos foi escolhida para ser madrinha da banda. Nessa foto aí, de 1997, onde ela aparece ao lado de Mário Adolfo, Pauderney Avelino e Hermengarda Junqueira, Elaine havia sido coroada rainha da banda Calçada Alta.

Os paidéguas resolveram acrescentar um “H” na grafia para perpetuar uma gíria da época para designar os lambanceiros, os caras que eram cheios de “H”.

A banda também iria ser cheia de “H”.

Durante a reunião de fundação, ficou acertado que a banda iria desfilar pelas ruas de Educandos no domingo magro de carnaval, exatamente no dia posterior ao embalo da BICA.

O carnaval dos paidéguas foi armado em frente à Casa Ideal e, aparentemente, foi um grande sucesso, apesar de ninguém ter tido coragem de sair em passeata pelas ruas do bairro.

Não bastasse isso, o boneco mamulengo da rainha da banda, uma Hégua humanizada inspirada em Rosane Collor, na época primeira-dama do Brasil, era de tirar qualquer um do sério.

História da Hégua com (H)

Feita em fibra de vidro (uma novidade, na época!) e quase em tamanho natural, a Hégua reafirmava as vantagens do matriarcado sobre o patriarcado: era a primeira vez, em Manaus, que uma figura feminina comandava uma fuzarca de machões com firma reconhecida em cartório.

Além dos olhos azuis e da dentadura avantajada, a Hégua tinha uma cintura de vespa combinada com uma bunda de tanajura e umas mamonas verdadeiramente assassinas.

Era impossível olhar pra ela, mesmo de relance, e não sentir tesão por aquilo.

Inspiração para o filme Avatar

Não sei não, mas acho que o cineasta James Cameron deve ter se inspirado na Hégua da Bhaixa para criar a belíssima caçadora Neytiri, do blockbuster Avatar.

Em 1992, cerca de 500 pessoas foram conferir a presepada no segundo ano de desfile da banda, por conta das insistentes e hilariantes notinhas da colunista Elaine Ramos, no jornal Amazonas em Tempo, divulgando o evento.

Pela primeira vez, eles saíram pelas ruas de Educandos sob o comando da gostosíssima Hégua e foram arregimentando para suas fileiras dezenas de blocos tradicionais que se preparavam para desfilar no Sambódromo.

A Hégua volta pra mim depois de 12 anos , eu na época em 2011 passei pro Alcides Castro e após esse período ele devolve a Hégua pro ex presidente e atual que no passado havia confiado a banda da baixa da hegua a ele.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário