Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Castillo é favorito para presidência do Peru e afirma que não é comunista

O socialista Castillo se declarou vitorioso na terça-feira (15), embora sua rival de direita, Keiko Fujimori, não tenha reconhecido a derrota
Especial Publicitário
Foto: Sebastian Castañeda/Getty Images

Pedro Castillo, um ex-professor e político que está prestes a ser nomeado presidente do Peru, buscou acalmar os temores no país depois que uma lenta contagem de votos mostrou que ele venceu a eleição de 6 de junho.

O socialista Castillo se declarou vitorioso na terça-feira (15), embora sua rival de direita, Keiko Fujimori, não tenha reconhecido a derrota. Ela alega que houve fraude, apresentando poucas evidências, e busca anular votos. O órgão eleitoral ainda não confirmou o resultado.

“O povo peruano levantou a cabeça para dizer democraticamente que vamos salvar este país”, disse Castillo a simpatizantes em uma sacada na noite de terça-feira (15).

De acordo com os números oficiais de momento, Pedro Castillo recebeu o equivalente a 50,12% dos votos válidos contra 49,87% de Keiko Fujimori. A diferença entre os dois candidatos é de apenas 44.058 votos.

Eleição de 2021
Realizadas no dia 6 de junho, as eleições presidenciais do Peru aconteceram sem maiores incidentes. Ainda assim, a contagem dos votos e a validação das urnas se arrastou por dias, em meio a trocas de acusações entre Keiko Fujimori e Pedro Castillo.

O Fuerza Popular, partido de Keiko, contestou o resultado em seções eleitorais nas quais a candidata da direita não recebeu nenhum voto. Por outro lado, partidários de Castillo afirmam a validade dos votos.

Se confirmada pelo Júri Nacional de Eleições – equivalente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) -, a eleição de Castillo representará a terceira derrota de Keiko Fujimori, que tenta levar o movimento político inaugurado pelo seu pai, Alberto Fujimori, de volta ao poder. No poder entre 1990 e 2000, o pai de Keiko governou de forma ditatorial a partir de 1992, quando fechou o Congresso.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário