Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Catolicismo e Maçonaria juntos? Vaticano comenta restrições aos fiéis

A Congregação para a Doutrina da Fé informou que os católicos estão proibidos de ingressar lojas maçônicas
Especial Publicitário
(Foto: Freepik)

Mundo – O órgão oficial do Vaticano, a Congregação para a Doutrina de Fé, informou que os católicos ainda seguem proibidos de ingressar em lojas maçônicas. A confirmação veio de forma direta a uma pergunta de dom Julito Cortes, bispo de Dumanguete, nas Filipinas.

O cardeal Victor Fernandéz, responsável pelo órgão do Vaticano, assinou o documento que foi aprovado pelo papa Francisco. No ofício, é possível entender que há incompatibilidade entre a fé católica e a adesão às lojas maçônicas.

De acordo com o documento: “Depois de explicar com preocupação a situação da sua diocese, devido ao contínuo aumento do número de membros da maçonaria, [dom Cortes] pediu sugestões sobre como lidar adequadamente com esta realidade do ponto de vista pastoral, tendo também em conta levar em conta as implicações doutrinárias”.

Em resposta, o Vaticano pede que a Conferência Episcopal das Filipinas, se envolva mais nessas questões. Além disso, é necessário “uma estratégia coordenada entre os bispos individuais que envolveria duas abordagens”.

Vaticano

Os bispos deverão levar o assunto para um nível doutrinal, onde a doutrina diz: “É proibida a adesão ativa à Maçonaria por um membro dos fiéis, devido à inconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria”, segundo a Declaração da Congregação para a Doutrina de 1983 e as Diretrizes publicadas pela Conferência Episcopal em 2003.

“Aqueles que formal e conscientemente são membros de lojas maçônicas e abraçaram os princípios maçônicos enquadram-se nas disposições da declaração acima mencionada. Estas medidas também se aplicam a quaisquer clérigos inscritos na maçonaria”, diz o documento.

Afinal, o que é a maçonaria?

A Maçonaria é uma sociedade discreta, cujas ações são reservadas apenas aqueles que dela participam. A organização tem por princípios a liberdade, igualdade e fraternidade. Outros valores defendidos pela Maçonaria são o aprimoramento moral e intelectual de seus membros, independente de credo, classe social, ideário político ou etnia.

O termo “maçonaria” é de origem francesa, que significa construção. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, chamadas de oficinas, ateliês ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário