Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

CBF anuncia implantação do VAR nas Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro

No entanto, a novidade não será utilizado prontamente nas três divisões de acesso
Especial Publicitário
VAR - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O sistema eletrônico de apoio à arbitragem conhecido pela sigla em inglês VAR (Video Assistant Referee) também será utilizado nas Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a implementação da tecnologia para o restante da temporada na tarde dessa quinta-feira (22), com os custos arcados pela entidade máxima do futebol brasileiro.

No entanto, a novidade não será utilizado prontamente. Na Série B, o videoárbitro será para todas as 190 partidas do segundo turno. Já na Série C, o recurso chega para os 26 jogos finais, em contrapartida o polêmico VAR abrangerá os 14 jogos das quartas de final da quarta divisão.

De acordo com o presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes, a decisão partiu de uma reivindicação antiga dos clubes das três divisões nacionais.

“É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, ressaltou.

A definição da entidade ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico para as três divisões nacionaiso. A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF já está com a programação em andamento, com a contratação da empresa responsável pela tecnologia e a programação de cursos preparatórios adicionais para os profissionais de arbitragem.

“Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, acrescentou o presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.

A entidade contará também com a utilização do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, que possibilita otimizar toda a operação do árbitro de vídeo. Ao fim de 2021, serão 651 jogos com a ferramenta em competições da CBF.

Manaus

A ferramenta tecnológica que veio para auxiliar na legitimação do resultado , em lances considerados duvidosos, foi vista com bons olhos pelo presidente do Manaus FC, Luis Mitoso.

“O VAR dar mais justiça, principalmente, quando há um erro humano desproposital, o que é natural na arbitragem. O recurso vem reparar e ajustar os lances mais importantes que definem e que decidem uma partida. O VAR dá a opção de mudar decisões que poderiam influenciar o jogo, e com certeza, justiça àqueles que haverão de subir de série”, analisou Luis Mitos, o dirigente do Manaus.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário