Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

CCJ do Senado aprova PEC que limita poderes do STF em sessão relâmpago

Sessão durou menos de um minuto e agora a proposta segue para deliberação no plenário da Casa Alta
Especial Publicitário
CCJ - Senado - PEC STF
(Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)

Brasil – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou em uma sessão relâmpago, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (4).

Em menos de um minuto, o texto da PEC foi lido pelo senador e presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (MDB-AP) e aprovada pelos demais pares reunidos na sessão. A PEC limita decisões monocráticas, em que apenas um magistrado decide em contraponto as demais, e pedidos de vista (prazo extra) na Suprema Corte.

A proposta é de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), que resgatou a PEC 82/2019, recusada na ocasião e voltou a discussão novamente. A PEC recebeu voto favorável do relator, o senador Esperidião Amin (PP-SC) e vai para deliberação no plenário da Casa Alta.

Decisão monocrática

A proposta veda a concessão de decisão monocrática que suspenda a eficácia de lei ou ato normativo com efeito geral ou que suspenda ato dos presidentes da República, do Senado, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional.

Pedido de vistas

A PEC estabelece que pedidos de vista devem ser concedidos coletivamente e por prazo máximo de 6 meses. Um segundo prazo poderá ser concedido coletivamente, mas limitado a 3 meses.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário