Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

CEL Manaus vira alvo de denúncias de estudantes por aulas remotas e valor de mensalidades

Os estudantes que fizeram a denúncia são finalistas do curso de técnico em enfermagem noturno da intuição.
Especial Publicitário
Finalistas de enfermagem denunciam CEL por atraso na entrega de certificados

Estudantes do Centro de Ensino Literatus (CEL) denunciaram ao Portal Tucumã sobre a falta de assistência da instituição durante a Pandemia da Covi-19. Segundo eles, as aulas dos finalistas do curso de técnico em enfermagem seguem remotas desde o ano de 2020 e as mensalidades são cobradas integralmente.

“Iniciamos o curso em fevereiro de 2020 e por conta da pandemia as aulas presenciais foram suspensas em março. Só retornamos para sala de aula em junho, quando foi liberado o retorno das aulas”, disse a estudante finalista do curso Técnico em enfermagem, Claudia Regina Falcão, de 49 anos.

Ainda segundo os estudantes, neste ano de 2021, os alunos finalistas tiveram apenas 15 dias de aulas presenciais. O restante das aulas seguiram em modo remoto. “Não conseguimos entender qual a razão do Literatus suspender as aulas presenciais dos finalistas noturno”, acrescentou a estudante.

Na denúncia eles salientaram que muitos alunos estão sendo prejudicados por não terem acesso a internet. “Eles (Literatus) fizeram uma reunião com uns 10 alunos e decidiram que as aulas permaneceriam remotos para que não houvesse aglomeração. Mas assim não estamos aprendendo nada!”, disse outra aluna, Ana Paula Viera, de 38 anos.

Retorno presencial

Conforme decisão judicial, concedida a pedido da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), as instituições particulares devem manter redução de 20% no valor das mensalidades dos alunos, em caso de o ensino continuar de forma remota.

O que disse a instituição

Em nota, o Literatus informou que desde o início da pandemia adotou diversas medidas de prevenção da covid-19, entre elas, estratégias para evitar aglomerações, e que a decisão pela continuação de aulas remotas foi acordada entre a instituição e os alunos. Sobre a cobrança integral da mensalidade, a instituição disse que atendeu a determinação da Justiça do Amazonas, e durante três meses de 2020 e dois meses de 2021, concedeu a postergação do desconto de 20% nas mensalidades, diferença que, com a retomada das aulas presenciais, ainda teria que ser pago pelos alunos e, no entanto, a instituição não fará. “Levando em conta o orçamento financeiro das famílias que foram prejudicadas com a pandemia, o Centro de Ensino Literatus, por iniciativa própria, para nove turmas que seguem em ensino remoto, ainda concedeu a isenção da última parcela de 2020”, disse em nota.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário