Pesquisar
Close this search box.

Cheia do rio Negro inunda galerias subterrâneas e chuvas alagam ruas do Centro de Manaus

Período chuvoso contribue para o alagamento repentino de ruas, tendo em vista a situação de emergência por conta da cheia do rio Negro
Especial Publicitário
Manaus: Cheia do rio Negro já é a 3ª maior da história - Foto: Valdo Leão/ Arquivo Secom

A cota do nível do Rio Negro atingiu 29,56 nesta quarta-feira (12), segundo a Defesa Civil de Manaus, como as chuvas não cessam, as ruas do Centro de Manaus também está com vários pontos de alagamentos. O registro das ruas alagadas foi feito nesta manhã pelo Trânsito Manaus, que flagrou, por meio das câmeras instalaladas na cidade, vários carros em poças.

Os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) pedem atenção aos motoristas, pois o risco de aquaplanar é grande, e com isso ´podem ocorrer acidentes, inclusive, fatais.

Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida, estão sendo traçadas estratégias para minimizar os estragos que possam surgir com a subida das águas do rio Negro, que banha Manaus.

“Vamos encontrar soluções e construir novas estratégias que possam reduzir os impactos das fortes chuvas na capital. Com a certeza de que enfrentaremos um grande desafio, ao lado do vice-prefeito @marcosrotta agradeço a parceria do secretário municipal e chefe da Casa Militar, @tenentewilliamdias; do @coronelfjunior da Defesa Civil; do secretário da @semulsp, @sabareisam; da Alderina Queiroz da @semmas e do Sérgio Fontes do meu gabinete, para realizarmos mais este trabalho!

De acordo com o Major Robson Falcão, diretor de operações da Defesa Civil, dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontam que a cheia em Manaus deste ano pode atingir a cota de 30,34 metros, o que poderá causar alagações em bairros que nunca antes haviam sido afetados pelas águas, criando um cenário completamente atípico para a cidade.

“A previsão da nossa cheia pode ser a maior de todos os tempos, então precisamos planejar ações para atender bairros que nunca foram afetados pela subida das águas. Esse é um trabalho muito importante, e em conjunto, de várias secretarias, para que a gente possa diminuir os impactos e garantir a dignidade da nossa população”, afirmou.

Leia também: Lixo nas águas: “nossos igarapés pedem socorro”, diz prefeito de Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário