Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Cheia do rio Negro sobe para 29,97 metros e alcança a histórica de 2012, em Manaus

O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida; veja detalhes
Especial Publicitário

Manaus -O rio Negro subiu para 29,97 metros na manhã deste domingo (30), alcançando o recorde histórico da cheia de 2012 em Manaus. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida.

No último sábado (29), o nível do rio permaneceu com 29,95, faltando apenas 2cm, que foi atingido neste domingo, para alcançar a cheia de 2012.

Foto: Jhonata Barros.

Dos 62 municípios do Amazonas, 58 foram afetados pela cheia. No todo, 1056 casas foram submersas, 15 bairros afetados e 9 mil metros de pontes construídas na capital.

Com a velocidade da enchente acelerada, já era previsto que o número da maior cheia histórica fosse alcançada e até mesmo superada.

O último Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental, informa que em Manaus, o rio segue subindo a uma média de 3 cm por dia nesta última semana.

As causas que aceleraram a subida da água, foram as fortes chuvas na bacia do rio Negro, além das variação climática nos oceanos, que contribuem no fenômeno.

Com isso, em 2021, a previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é que a enchente ultrapasse 30 metros, e vários pontos de Manaus já confirmam essa estimativa como o próprio centro da capital, além de bairros tomados por água.

O anúncio foi realizado pelo prefeito da cidade, David Almeida, que diz acreditar que o nível do rio ultrapasse a marca atual, que se igualou a de 2012. Ele ressalta que a prefeitura vem realizando ações nos bairros afetados pela enchente e relembra que em 2012, foram construídas 6 mil metros de pontes, e que este ano de 2021, esse número está quase sendo duplicado.

Foto: Jhonata Lobato

No entorno da Praça da Matriz, populares estão aproveitando para registrar esta mudança no cenário da cidade e vários personagens do folclore amazônico tem marcado presença na nova ‘Veneza’, que é como carinhosamente os manauaras chamam o espaço.

Foto: Jhonata Lobato

Confira a matéria completa com o repórter Jhonata Lobato:

Foto: Portal Tucumã.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário