Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

‘Chocante e alarmante’: Fungo raro ‘mutila’ pacientes de Covid na Índia

Casos da doença já haviam sido relatados na primeira onda da pandemia na Índia
Especial Publicitário

Os médicos da Índia se depararam com mais um desafio – entre tantos – que ocorreram durante a pandemia de Covid-19: um fungo raro e perigoso, também chamado de fungo negro, está atingindo pacientes com a doença e também aqueles que já estão recuperados. As informações são da BBC.

A chamada mucormicose é uma infecção rara e é causada por mofo encontrado em solo, plantas, esterco e vegetais em decomposição. Afeta os seios da face, o cérebro e pulmões. Acomete diabéticos e pessoas imunodeprimidas, como aquelas que tem HIV/Aids ou câncer.

O problema é que o uso de esteroides usados para combater e tratar a Covid, também afeta a imunidade do paciente. A debilidade do sistema de defesa do organismo, portanto, abre portas para a infecção de mucormicose.

Segundo a publicação, um cirurgião ocular que trabalha em Mumbai relatou que já atendeu 40 pacientes com a infecção causada pelo fungo somente em abril. Muitos precisaram ter um dos olhos removido para evitar que a infecção se alastrasse.

Casos da doença já haviam sido relatados na primeira onda da pandemia na Índia, mas os números aumentaram muito no segundo momento. Os médicos afirmam que a cepa do vírus parece ser mais virulenta e eleva o açúcar do sangue a níveis mais altos, o que seria uma porta de entrada para o fungo.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário