Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2020: Cientistas políticos analisam cenário das Eleições proporcionais em Manaus

Os cientistas políticos fizeram uma radiografia do cenário das Eleições para vereador em Manaus
Especial Publicitário
Cientistas políticos
Cientistas políticos

Os cientistas políticos Afrânio Soares e Helso Ribeiro analisaram, na tarde desta quarta-feira (14), durante apresentação do programa #Eleições2020, o cenário das Eleições proporcionais em Manaus, no caso, de vereadores que ocuparão as 41 cadeiras da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Durante a entrevista, o também advogado Helso Ribeiro explicou como funciona às modalidades para cargos majoritários (prefeito, governador e presidente) e proporcionais (vereadores).

“O Brasil adota dois sistemas eleitorais, um é o chamado de sistema majoritário. Nesta Eleição nós iremos escolher os prefeitos das cidades, lembrando que as cidades que possuem mais de 200 mil eleitores, caso os candidatos não tenham 50% dos votos mais um, haverá um segundo turno, no caso específico do Amazonas, só Manaus possui essa quantidade de eleitores, então só Manaus vai ter segundo turno, no dia 29 de novembro”, ressaltou o cientista.

Já o diretor da Action Pesquisas, Afrânio Soares falou sobre o número de candidatos que os partidos podem fazer baseado no quociente eleitoral de 2020, que deve chegar em torno de 26 a 28 mil votantes por vagas da CMM, e ressaltou que os números ainda são preliminares.

De acordo com pesquisas internas da Action, o partido que terá o maior número de candidatos eleitos, com quatro cadeiras e possivelmente uma sobra para uma quinta vaga é o Avante, de David Almeida – que concorre para prefeito de Manaus.

Já os que podem eleger três nomes e uma possível quarta vaga, estão os partidos PSDB, PSL e PROS. O Podemos, Patriota, PTB, PSB, PL, REPUBLICANOS e PRTB aparecem com duas vagas e uma possível sobra para o terceiro. Entre os partidos que vão eleger um vereador, estão: Democratas (DEM), PMN, PCdoB, Cidadania, Democracia Cristã (DC), MDB e PT.

Quociente eleitoral

Quociente eleitoral é um método pelo qual se distribuem as cadeiras nas Eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras, no caso é o valor dos votos válidos dividido pela quantidade de vagas na CMM, no caso CMM.

Leia mais: Eleições 2020: Atual prefeita quer se manter no cargo, mas policial e ex-prefeito entram na briga em Itapiranga

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário