Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Colunista da Folha diz apoiar golpe com generais para tirar Bolsonaro da presidência

Colunista da Folha também já defendeu a morte de Bolsonaro, em artigo publicado em 7.jul.2020, intitulado “Por que torço para que Bolsonaro morra"
Especial Publicitário
Colunista da Folha diz apoiar golpe com generais forçando queda de Bolsonaro
Colunista da Folha diz apoiar golpe com generais forçando queda de Bolsonaro

O colunista Hélio Schwartsman, do jornal Folha de S.Paulo, defendeu um golpe de Estado em que militares de alta patente pressionassem Jair Bolsonaro a renunciar, para que assumisse o vice-presidente, Hamilton Mourão. O texto (para assinantes) foi publicado na versão impressa do jornal nesta 6ª feira (2.abr).

Schwartsman diz ser contra um golpe com militares e tanques nas ruas. Mas acha que essa hipótese mais reservada seria aceitável.

Ele escreve: “Admitamos, porém, para os propósitos desta coluna, que seja mesmo um golpe, já que idealmente militares não se metem com política. Você o aplaudiria ou vaiaria? […] Não sei quanto a você, mas eu, em nenhuma hipótese, derramaria uma lágrima por Bolsonaro“.

Hélio também já defendeu a morte do Bolsonaro. Em artigo publicado em 7.jul.2020, intitulado “Por que torço para que Bolsonaro morra“, Schwartsman diz que a morte do presidente significaria que o Brasil não teria mais 1 mandatário minimizando a pandemia.

“Torço para que o quadro se agrave e ele morra. Nada pessoal. […] Embora ensinamentos religiosos e éticas deontológicas preconizem que não devemos desejar mal ao próximo, aqueles que abraçam éticas consequencialistas não estão tão amarrados pela moral tradicional”, escreve o jornalista.

O então ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, determinou no mesmo dia que a Polícia Federal investigasse o colunista. A investigação foi aberta com base na Lei de Segurança Nacional. O inquérito foi suspenso em 25.ago.2020 pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Jorge Mussi. A decisão vale até que o habeas corpus do jornalista seja analisado, o que ainda não têm data para ocorrer.

Schwartsman é o 2º articulista da Folha a defender um golpe de Estado para retirar Jair Bolsonaro do Planalto. No último fim de semana, o jornalista Mario Sergio Conti também escreveu uma coluna para o jornal paulista defendendo um golpe militar contra o presidente da República.

A Folha e muitos jornais brasileiros defenderam o golpe de Estado de 31 de março de 1964.

No caso da Folha, durante muitos anos a Direção do jornal proibia seus jornalistas de se referirem à queda do presidente João Goulart como “golpe“. Tampouco era permitido escrever “ditadura militar” para o período de 1964 a 1985. O jornal só usava “regime militar“. Isso hoje já foi alterado e é permitido escrever golpe e ditadura militar.

Com informações via Poder360
Foto: Divulgação

Leia também: Bolsonaro diz que líder deve ser o último a se vacinar e destoa do mundo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário