Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Comércio manaura deve abrir 5,5 mil vagas temporárias neste fim de ano, afirma CDL

Ralph Assayag, presidente da CDL Manaus, afirma que as vagas existem, mas a quantidade de mão de obra qualificada não acompanha a demanda
Especial Publicitário
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Manaus (AM) – Estamos a pouco mais de um mês do Natal e como de costume todos os anos o comércio contrata funcionários temporários para atender o aumento de público nas lojas de ruas e nos shoppings. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Manaus, Ralph Assayag, a expectativa é de que o número de vagas cresca 36% em relação a 2021. Ele enfatizou no entanto, que apesar da quantidade, as empresas enfrentam um desafio pela falta de mão de obra qualificada.

Nós temos um crescimento do ano passado em torno de 36% de crescimento, que são 5.500 vagas, o maior problema que nós temos é a dificuldade de encontrar pessoas, se as pessoas não estiverem preparadas com instruções, cursos, é mais complicado, esse é o grande problema nós estamos com dificuldade de encontrar pessoas para as vagas que estão sobrando”.

Crescimento da economia será positivo

O número de vagas é reflexo do aumento positivo de vendas no comércio manauara no fim de ano, principalmente analisando o represamento do volume de vendas nesse período de pandemia. Assayag afirma que o crescimento será de 6% em relação a 2019 (ano sem a presença da pandemia) e que o cálculo se baseia em 2019, já que em 2020 e 2021 as estatísticas ficaram negativas.

”Acreditamos que vamos crescer em torno de 6%, isso é um desenho, nós estamos terminando nossa pesquisa que deve ser lançada na semana que vem, pra isso o lojista e o cliente têm que entender do volume que ele vai comprar e do que vai acontecer”.

Pagamento da 2ª parcela do 13º salário dá um ”empurrão”

Ele destacou ainda que isso pode ser atribuído ao fato de que muitos trabalhadores irão receber a 2ª parcela do 13º salário, como é o caso dos servidores públicos estaduais que devem ter os valores creditados entre os dias 12 e 13 de dezembro, conforme anunciou nesta sexta-feira (11) o governador Wilson Lima (UB).

”Eu espero que a gente tenha realmente um resultado positivo, principalmente depois de ter sido anunciado o 13º salário do estado e que vem também da prefeitura e dos próprios empresários […] 70% das empresas vão pagar agora, por um lado é bom porque esse valor tem que ser pago agora”, disse.

LEIA MAIS

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário