Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Composição partidária da bancada amazonense em Brasília ficará equilibrada em 2023

União Brasil, Republicanos e PSD vão contar com duas vagas cada um. PL e Cidadania terão uma vaga cada. Mudanças na composição partidária passam a valer em 2023.
Especial Publicitário
bancada do AM
(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Com as eleições, a bancada amazonense na Câmara Federal vai passar por uma ligeira alteração na composição dos partidos a partir de 1 de janeiro de 2023, isso porque o número de ocupantes foi trocado pela metade. Bosco Saraiva (Solidariedade) desistiu de concorrer para a Câmara, já Marcelo Ramos (PSD), José Ricardo (PT) e Delegado Pablo (União Brasil) não foram reeleitos, dando lugar a quatro parlamentares, com isso a distribuição das vagas também terá um novo ordenamento.

Quem ganhou

O União Brasil que antes contava com o deputado Delegado Pablo (não reeleito) agora contará com Saullo Vianna e Fausto Júnior (ambos são deputados estaduais até 31 de dezembro desse ano)

O Republicanos que contava com o veterano Silas Câmara terá mais um integrante no ano que vem, o ex-prefeito de Coari, Adail Filho.

O Cidadania ganhará uma vaga, talvez a mais prestigiosa e comentada pela mídia, isso porque o mais jovem vereador de Manaus, Amom Mandel consegui 288.555 votos, mais que a dobro do segundo colocado (Capitão Alberto Neto) que obteve 147.845 votos.

Quem perdeu

O Partido Social Democrático (PSD) que antes contava com três cadeiras em 2023 vai passar a ter duas com a saída de Marcelo Ramos, ficando com Átila Lins e Sidney Leite.

O Solidariedade perderá a única vaga com a saída de Bosco Saraiva, que tentou concorrer para a Assembleia, mas não foi eleito.

O Partido dos Trabalhadores (PT) perderá a única cadeira que tem no parlamento pelo Amazonas, com a saída de José Ricardo, que foi o deputado federal mais votado do Amazonas em 2018, com 197.270 votos.

O Partido Liberal (PL) permanecerá com uma vaga, a de Capitão Alberto Neto.

No Senado, tudo igual

Por pouco o Amazonas poderia ter um novo senador em 2023, por conta da disputa acirrada entre o atual senador Omar Aziz (PSD) e Coronel Alfredo Menezes (PL). Contudo, no fim da apuração, Omar Aziz foi reeleito com 41,42% dos votos, contra 38,98% do bolsonarista.

Sendo assim, o senado amazonense continuará até 2026 com os partidos atuais: O PSD (de Omar Aziz), o MDB (de Eduardo Braga) e o PSDB (de Plínio Valério).

LEIA TAMBÉM: Confira os memes sobre as Eleições 2022 que viralizaram

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário