Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Confira algumas doenças causadas pelo beijo

Dentista explica um pouco sobre os risco e cuidados do beijo
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação/Pixabay@adamkontor)

Brasil – O beijo é um gesto que representa bastante carinho e afeto, mas você sabia que existem vários risco de doenças bucais? Quando acontece o contato entre as salivas de duas pessoas, é nesse momento que ocorre uma troca de bactérias, podendo causar infecções, como a mononucleose, conhecida também como a “doença do beijo”. Também existem alguns cuidados que devem ser considerados na hora do ato.

Uma das primeiras coisas a fazer e cuidar da própria saúde bucal, como escovar os dentes e a língua pelo menos três vezes ao dia e utilizar o fio dental, são um dos cuidados mais básicos, para torna o beijo mais seguro. A dentista Bruna Conde, de São Paulo, explica um pouco sobre os risco e cuidados do ato. “Fique atento a alterações de hálito, bochechas, língua e lábios. Não se fixe somente em dentes brancos, pois existem bocas esteticamente bonitas que tem a higiene bucal em péssimo estado”, inicia a dentista.

CONFIRA AS DOENÇAS CAUSADAS PELO BEIJO

Mononucleose Infecciosa

Uma das mais famosas e conhecida como a doença do beijo é causada pelo vírus Epstein-Barr e é transmitida quando a saliva de uma pessoa está infectada. Os principais sintomas são febre, dor de garganta, fadiga e aumento dos gânglios linfáticos.

Herpes Labial

É causada pelo vírus herpes simplex tipo 1(HSV-1), a doença é muito contagiosa, é transmitida, principalmente através de beijos, compartilhamentos de utensílios de cozinha ou banheiro e contato com feridas

Sífilis

Doença sexualmente transmissível proporcionada pela bactéria Treponema pallidum. Raramente a transmissão dela ocorre através da saliva, porém podem ocorrer casos de contato com feridas ou lesões na boca.

Doença Periodontal

Inflamação que prejudica gengivas e os ossos que suportam os dentes.“Dor de dente, gengivas inchadas ou vermelhas, feridas na boca, mau hálito persistente ou dor ao mastigar podem indicar a presença de uma doença bucal” finaliza a doutora.

Se por acaso um individuo possua alguma infecção na boca ou esteja com aftas ou feridas, é importante evitar o beijo, até que o mesmo procure um profissional para entender sobre o que estar acontecendo sua saúde bucal, assim incentivando a parceira ou parceiro a manter uma boa higiene.

Leia também:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/D7QIRQn

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário