Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Coração doado é impedido de chegar por bloqueio bolsonaristas

Apesar de estar em bom estado, não resistiria a mais de quatro horas de translado
Especial Publicitário
Imagem ilustrativa. (Foto: Marcelo Camargo/Agêncoa Brasil)

BRASIL – Coração doado de Goiás para paciente de São Paulo é impedido de chegar por conta de manifestações de bolsonaristas que bloquearam rodovia.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de São Paulo, que informou que o coração de um doador goiano de 21 anos não pôde ser recebido por conta dos fechamentos nas estradas.

O doador em questão estava internado no Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) e acabou não resistindo a um traumatismo crânio-encefálico. Ele seria destinado a um paciente de São Paulo, mas apesar de estar em bom estado, não resistiria a mais de quatro horas de translado.

Com o fechamento das rodovias que começaram ainda na noite de domingo (30) por eleitores insatisfeitos com o resultado das eleições, o coração doado não chegaria em tempo hábil.

A secretaria paulista explicou que: “Equipes técnicas responsáveis consideraram que, devido a bloqueios, não seria possível realizar a operação de forma que o órgão chegasse com segurança ao paciente”.

Depois que São Paulo não conseguiu aprovar o recebimento do órgão, foi feita uma seleção no Distrito Federal, onde não foi encontrado receptor compatível. Informação divulgada pela Secretaria de Saúde de Goiás.
O coração deveria ter sido captado na terça-feira (1º), dia em que o jovem teve a morte encefálica confirmada. Apesar do órgão não ser entregue, foram captados os rins e córneas do doador, que foram destinados a pacientes de Goiás, e também o fígado, que foi encaminhado ao Distrito Federal.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário