Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Dados do Censo do IBGE serão avaliados em Comissão Interna na Câmara

A Comissão foi criada nessa quarta-feira (30) e vai reavaliar os dados populacionais divulgados em junho pelo IBGE
Especial Publicitário
Dados do Censo IBGE - Comissão Interna
(Foto: Divulgação / Assessoria)

Brasil – Desde a divulgação dos dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), diversas cidades brasileiras questionaram os números populacionais do levantamento, ou porque tiveram perda no contingente ou porque não concordaram com o número de habitantes das suas cidades, por acreditarem que há mais munícipes do que os divulgados.

Com isso e após todas as reclamações e acionamentos na Justiça, a Câmara dos Deputados decidiu criar uma Comissão Interna para reavaliar os dados já divulgados. O deputado amazonense, Sidney Leite (PSD) foi o escolhido para presidir a comissão e destacou que dos 62 municípios do Amazonas, 37 sofreram perdas nos dados populacionais.

No Amazonas, dos 62 municípios, 37 sofreram perdas nos dados populacionais que foram realizador no período da vazante, momento em que os rios secam e o acesso às localidades se torna ainda mais difícil.

“Essa luta é para fazer justiça porque as pessoas moram em municípios, então precisamos garantir o recurso necessário para o financiamento das políticas públicas a serem executadas, como assistência social, saúde e geração de emprego e renda”, destaca.

Entre outras implicações com a redução populacional está a queda no valor do repasse feito pela União do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que é um dos questionamentos dos prefeitos de diversas cidades brasileiras em relação ao Censo 2022.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Prefeito David Almeida vai a Brasília em busca de recursos para projetos de habitação e infraestrutura

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário