Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

David Almeida anuncia que Manaus vai receber 108 médicos e 25 ambulâncias

Em reunião do ministério com o prefeito David Almeida, foi firmado compromisso para cooperação entre o governo federal e a prefeitura para fiscalizações
Especial Publicitário
David Almeida anuncia que Manaus vai receber 108 médicos e 25 ambulâncias
David Almeida anuncia que Manaus vai receber 108 médicos e 25 ambulâncias

Manaus – O prefeito de Manaus David Almeida (Avante), divulgou que fechou acordo com o Ministério da Saúde um pacote de medidas para reforçar o atendimento básico. Entre elas, a doação de 25 ambulâncias e a contratação de 108 médicos para as UBS (unidades básicas).

Conforme o acordado, a contratação será por meio do programa Mais Médicos para o Brasil, do governo federal.

O governo federal também irá dobrar o repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) para a capital do Amazonas.

A expectativa é que os médicos cheguem até o próximo dia 29 e as ambulâncias ao longo de fevereiro.

Durante a reunião do ministério com o prefeito David Almeida (Avante), foi firmado um compromisso de cooperação entre o governo federal e a prefeitura para fiscalizações nas unidades de saúde do município.

Outro ponto discutido no encontro foi a liberação do recurso destinado ao Samu, bloqueado desde setembro do ano passado. Além de garantir o repasse a prefeitura, o governo federal anunciou que irá destinar, para Manaus, aproximadamente R$ 180 milhões referentes ao teto da atenção básica de saúde do SUS.

De acordo com Almeida, a reunião foi muito produtiva para a cidade, considerando que o município terá mais recursos para investir no seu sistema de saúde.

“Foi uma reunião muito produtiva, na qual conseguimos dobrar o teto do SUS, garantindo mais recursos para a cidade de Manaus. Vamos receber médicos do programa Mais Médicos Pelo Brasil. Todas as tratativas estão sendo feitas, para que possamos melhorar o atendimento na rede básica de saúde da cidade de Manaus. O ministério estende as mãos para nossa cidade, neste momento tão difícil”, informou David.

Desfalque

Conforme a subsecretária de planejamento e administração da Semsa, Aline Martins, o reforço de 108 médicos, garantido pelo governo federal, vem no momento certo, tendo em vista que atualmente a secretaria conta com 1.074 servidores afastados, por motivos de saúde.

Ela explica que esse foi um dos motivos que levaram o Ministério da Saúde a aumentar o repasse do SUS à Prefeitura de Manaus.

Com o novo recurso garantido, a Semsa já planeja melhorar o pós-tratamento da covid-19, com a instalação de salas de fisioterapia em cada unidade de referência do município.

“Queremos comprar os equipamentos para instalar uma sala de fisioterapia pós-Covid-19 em cada unidade de referência. A pessoa sai do hospital, mas ela continua sem respirar direito, se sente cansada, tem uma série de sequelas que, que se não forem trabalhadas de forma fisioterápica, o paciente não recupera. Então, a gente quer também criar isso para poder recuperar esses pacientes”, observou.



Com informações da Semcom.
Foto:
Dhyeizo Lemos/Semcom

Leia também: Covid-19: Amazonas prevê aumento de casos e consumo de oxigênio em fevereiro

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário