Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

David Reis é cotado para presidência da CMM, mas diálogo será a ‘chave mestra’ para o cargo

David Reis foi o cabeça de chapa na sigla e foi reeleito com 5.131 mil votos para seu terceiro mandato na CMM
Especial Publicitário
David Reis
David Reis

O nome de David Reis (Avante) está cada vez mais cotado para assumir a presidência da Câmara Municipal de Manaus. A Eleição deverá acontecer após a posse dos vereadores eleitos e reeleitos, em 1º de janeiro e vigorará no biênio 2021/22. A votação deverá acontecer até 48 horas após a instalação da nova legislatura e posse dos vereadores.

David Reis foi o cabeça de chapa na sigla e foi reeleito com 5.131 mil votos para seu terceiro mandato na CMM. Ele já foi secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (SEMTRAD) e de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (SEMTEF), que foram fundidas e se tornaram a Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento, Feiras e Mercados (Sempab).

Outro ponto positivo para o crescimento de David Reis dentro da CMM é o nome de seu pai, o ex-deputado Sabá Reis, que coordenou a campanha de David Almeida, além de compor a equipe de transição do novo prefeito.

Apoio

Se contar com os partidos que o Avante fez alianças na campanha eleitoral e se eles continuarem seguindo a sigla dentro do Parlamento Municipal, David Reis tem o apoio de nove vereadores, entre eles: os vereadores eleitos pelo Avante Wanderley Monteiro 5.106, Dr. Eduardo Assis 5.086 e Lissandro Breval 4.801; do PROS Wallace Oliveira 4.918 e Elan Alencar 3.182; do Democratas Sandro Maia 5.021; do PV Professor Fransuá 4.828; do PTC Antônio Peixoto 2.450 e PRTB com Yomara Lins.

Fora à parte

Mesmo apoiando o Avante no segundo turno, quando apenas David Almeida participava do pleito para prefeito, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem o vereador Marcelo Serafim dentro do Parlamento, pode ser um dos que pode compor a chapa para à eleição da presidência. Nas redes sociais, Marcelo postou uma foto com David Reis dizendo que o parlamentar é seu amigo e candidato à presidência da Casa.

Outro nome que também pode apoiar David Reis é o Capitão Carpê Andrade (Republicanos), que foi segurança de David Almeida e sua sigla partidária o apoiou em segundo turno. Se o apoio continuar dentro da CMM, ainda tem o nome de João Carlos e Márcio Tavares.

Outro partido que também deu apoio a David Almeida foi o Partido da Mobilização Nacional (PMN), de Orsine Junior, que elegeu três vereadores, dois deles novatos no parlamento, o defensor da causa animal Kennedy Marques, o pastor Eduardo Alfaia e o vereador reeleito Rosinaldo Bual.

O DC também apoiou David Almeida no segundo turno e deve apoiar David Reis nessa empreitada. Raiff Matos é o representante DC na Casa. Se esses apoios se concretizarem a David Reis ele já terá 17 votos.

Diálogo

David Reis deve se preocupar com os pares de partidos como o Progressista que elegeu Thaysa Lippy, filha do ex-vereador e atual deputado estadual Felipe Souza (Patriota); PSC que tem quatro vereadores: Rodrigo Guedes, que tem interesse na vaga, Dr. Daniel, Caio André e Allan Campêlo; PTB com Luís Mitoso e Jander Lobato, somando sete votos caso haja diálogo entre as siglas.

Dúvidas

Talvez David Reis encontre mais resistência nos partidos PCdoB com Jaíldo dos Rodoviários; PSDB com Raulzinho e Rosivaldo Cordovil; PL com Glória Carratte e professor Samuel; Solidariedade com Elissandro Bessa; PT de Sassá da Construção e com o PSL dos vereadores Diego Afonso e Everton Assis, todos eles foram reeleitos no último pleito.

O Podemos e o Cidadania deverão ser oposição dentro da Casa e poderão apoiar a candidatura de Joelson Silva (Patriota), que também tem Dione Carvalho e Ivo Neto representando a sigla.

O Podemos tem Jacqueline Pinheiro, Amom Mandel e Marcel Alexandre. Já o Cidadania tem William Alemão como representante da sigla na CMM.

Regras do jogo

Conforme o artigo 11 do Regimento Interno, na forma do § 3º do artigo 35 da Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), o registro da candidatura será individual, por cargo, inicialmente para Presidente, sendo vedado ao vereador concorrer a mais de um cargo.

Na hipótese de não haver número suficiente para eleição da Mesa, o vereador mais votado ou, no caso de empate, o mais idoso, permanecerá na presidência e convocará sessões diárias, até que seja processada a eleição.

A mesa diretora da Câmara é formada pelos cargos de Presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, secretário-geral, 1º, 2º e 3º secretários, ouvidor e corregedor.

Qualquer integrante da Mesa poderá ser destituído pelo voto da maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, quando faltoso, omisso ou negligente no desempenho de suas atribuições, na forma que dispuser o Regimento Interno.

Leia mais: Coari poderá ter novas Eleições, caso candidatura de Adail Filho seja indeferida em julgamento

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário