Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Desafios da internet fazem crianças se matarem: Veja como evitar

Recentemente, o “desafio do apagão” que viralizou no TikTok consiste em prender a respiração ao inalar o desodorante até perder a consciência
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação/Pexels)

Um desafio da internet fez com que uma criança de 10 anos tirasse a própria vida. Famosos por deixarem vítimas nos Estados Unidos e países da Europa, dessa vez, a brincadeira de mau gosto matou uma menino no Brasil, em Minas Gerais. A corrente que o levou a óbito se chama “desafio do desodorante”. 

A prática consiste em ver quem consegue inalar a maior quantidade de desodorante. O desafio se tornou um viral nas redes, assim como aconteceu com outros desafios como o “desafio Momo” e o da “baleia azul”.   

Recentemente, o “desafio do apagão” viralizou principalmente no TikTok. Os participantes deviam prender a respiração, após inalar o gás do desodorante, até perder a consciência.

Nos Estados Unidos, duas crianças que participaram da “trend” acabaram morrendo, e na Itália, uma menina também não resistiu aos danos do desafio. Os pais das vítimas dos EUA chegaram a processar o TikTok, afirmando que os algoritmos da rede social são perigosos e tinham culpa pela morte dos pequenos.  

De acordo com o Instituto Dimicuida, 27 crianças e adolescentes morreram no Brasil até o ano passado, após a execução de algum desafio. Desde 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera os jogos perigosos como um distúrbio comportamental listado na Classificação Internacional de Doenças (CID).  

Como evitar

Para proteger as crianças do contato com esse tipo de jogo, é importante que os responsáveis sigam alguns passos simples, como conversar com os pequenos sobre a existência destes desafios e explicar como podem ser prejudiciais.  

Também pode ser alertado sobre a pressão feita por amigos ou conhecidos, além de monitorar com quem os menores de idade falam nas redes sociais, e qual tipo de conteúdo estão consumindo.  

É importante não deixar as crianças sozinhas durante o uso de plataformas online e até estipular um limite de tempo para uso. 

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário