sábado,

27 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Desoneração da folha é aprovado na Câmara; entenda

A redução de encargos substitui a colaboração patronal para a previdência, que é de 20% sobre a folha de salários
Especial Publicitário
(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Brasil – A câmara dos deputados aprovou nesta quarta-feira (30) o Projeto de Lei (PL) que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia até 31de dezembro de 2027. Os deputados aprovaram o texto da relatora, deputada Any Ortiz (Cidadania). A proposta volta ao Senado Federal para ser analisada novamente por causa de mudanças aprovadas pelos deputados.

A redução de encargos substitui a colaboração patronal para a previdência, que é de 20% sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A internação é que, com a redução de custos, os setores aumentem a contratação de funcionários.

Os deputados rejeitaram a sugestão colocada pelo Psol, que visava impedir que as empresas beneficiadas com o alívio fiscal demitissem sem justa causa ou reduzissem o salário dos empregados nos seis meses após o término do novo prazo.

INSS dos municípios
A proposta da relatora também ampliou o benefício para todos os municípios, que terão uma redução na contribuição previdenciária até 2027, com uma variação de 8% a 18% dependendo do Produto Interno Bruto (PIB) de cada cidade.

Atualmente, a contribuição patronal em contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de 20%. O projeto aprovado pelos senadores previa uma redução para 8% para os 5.300 municípios.

Leia Mais:

Lula anuncia que país voltará a investir na África

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata