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Detran-AM aumenta atendimentos de Humaitá em 46%

Município recebeu o primeiro pólo de atendimentos do órgão fora da capital
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(Foto: Divulgação)

HUMAITÁ (AM) – Nos primeiros sete meses de 2022, o número de atendimentos no polo do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) aumentou mais de 46%, se comparado ao mesmo período do ano passado. A alta nos atendimentos é motivada pela implantação do Posto Avançado, que permitiu a ampliação de serviços à população e reduziu o tempo de espera para a conclusão de serviços.

Criado por determinação do governador Wilson Lima, o Posto do Detran em Humaitá é o primeiro polo descentralizado de atendimento do órgão no interior. A unidade realiza serviços inéditos, como emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e confecção de placas de veículos.

Além disso, o local também expandiu a capacidade de atendimento, saindo de três guichês para oito, sendo um preferencial para idoso e pessoa com deficiência, um exclusivo para mototaxistas.

De janeiro a julho de 2021, o número de atendimentos registrados no polo do órgão foi de 3.745. No mesmo período de 2022, o número cresceu para 5.475 atendimentos. O Posto Avançado, com a ampliação de serviços, foi inaugurado no início de junho deste ano.

“Com a implantação dos polos, vai facilitar a vida da população, porque hoje o cidadão dá entrada em um posto de atendimento do Detran e esse documento tem que vir para Manaus, para depois retornar para ele, seja uma transferência, uma renovação da habilitação, ele tem que vir para cá [Manaus], então leva muito tempo. Um documento que levava 60 dias, com os polos, vai levar dois dias, no máximo 72 horas, muito mais rápido”, destacou o diretor técnico do Detran-AM, David Fernandes.

O avanço na vacinação contra Covid-19 e as ações do Estado no combate à doença também foram fundamentais para o aumento no número de atendimentos. Os meses de maio e julho registraram o maior número de atendimentos, até então, em 2022. Foram 1.071 e 1.000 pessoas atendidas, respectivamente.

Além da ampliação da capacidade de atendimento das pessoas que buscam por serviços de veículos e de Carteira de Habilitação, o posto conta com uma sala para provas teóricas de legislação, com o mesmo sistema eletrônico utilizado em Manaus.

“O número de Humaitá aumentou muito, a procura para legalizar a habilitação, para renovar – muita gente andava com a habilitação atrasada – e outros que não estavam tirando até pela questão da dificuldade, então a procura no polo aumentou muito a demanda de Humaitá”, explicou Fernandes.

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