Com a abertura dos cemitérios de Manaus para visitação neste Dia das Mães, muitas pessoas aproveitaram para visitar e prestar homenagens aos seus entes queridos.
Desde o início da manhã deste sábado, vendedores ambulantes e familiares de entes falecidos movimentaram o entorno e interior do Cemitério São João Batista, que fica localizado na zona Centro-Sul da cidade. Desde a última sexta-feira (07), os 10 cemitérios de Manaus foram liberados para visitação pela Prefeitura de Manaus.
A movimentação foi grande ao longo do dia, já que há mais de ano os cemitérios estavam fechados. Muitas pessoas aproveitaram para limpar os jazigos e fazer homenagens, em especial às mães que já são falecidas.
O funcionamento dos cemitérios neste final de semana é das 6h as 20h. No local existem fiscais que só autorizam a entrada de pessoas utilizando máscaras. Hoje podemos ver logo na entrada do Cemitério São João Batista, funcionários da Prefeitura disponibilizando álcool em gel e orientando a população com relação aos cuidados de higiene e sobre o distanciamento seguro.
Medidas de prevenção
De acordo com a administração municipal, o acesso aos cemitérios está restrito aos familiares que tenham algum ente sepultado no respectivo espaço. A realização das celebrações coletivas também sofreram adaptações. Este ano, serão permitidos no máximo a presença de 100 pessoas nos eventos. As medidas visam evitar aglomerações.
Hoje, ao visitar o Cemitério São João Batista, o prefeito de Manaus anunciou que o quantitativo dos ônibus que atendem a população de Manaus será aumentando neste Dia das Mães.

Oportunidade
E não foram só os familiares que movimentaram este sábado. Vendedores ambulantes viram na abertura dos cemitérios a oportunidade de ganhar um dinheiro e ajudar na renda familiar. “Eu estou desempregado e quando soube que os cemitérios iriam abrir, me organizei pra vir pra cá trabalhar e ajudar no sustento da minha família”, disse um dos vendedores que estavam no local, vendendo velas.
Além de velas, haviam também vendedores de flores e água. Para este domingo (09), espera-se um movimento ainda maior em todos os 10 cemitérios de Manaus.
