Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Durante ceia de Natal, idoso se entala com alimento e morre asfixiado

No momento em que sofreu o engasgo, familiares o encaminharam ao Pronto-Socorro Platão Araújo, porém, o idoso sofreu insulficiência respiratória e acabou morrendo
Especial Publicitário

Manaus (AM) – O idoso de 66 anos identificado como Alperson Victor de Araújo França morreu na madrugada deste sábado (25), após se engasgar durante a Ceia de Natal.

Conforme relatório do Instituto Médico Legal (IML), no momento em que sofreu o engasgo, familiares o encaminharam ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, porém, ainda durante o percurso ele sofreu insulficiência respiratória aguda em decorrência das partículas do alimentoso que obstruíram a passagem do ar, e acabou morrendo na noite de Natal.

Perda da força muscular

Com o processo do envelhecimento, o idoso fica propenso a perder massa muscular, consequentemente perde força na musculatura responsável pela deglutição.

Normalmente, a incidência de alterações de deglutição é grande e aparece como um sintoma de doenças tais como o acidente vascular cerebral (AVC), Doença de Parkinson, Doença de Alzheimeir, que, frequentemente.

O que deve ser feito
Nos casos de asfixia, pedaços maiores de alimentos, até mesmo as próteses, podem se alojar na garganta, impedindo a passagem de ar.

Deve-se tentar retirar, com o dedo, próteses ou pedaços de alimentos que estejam na cavidade oral.

Em casos mais graves (asfixia), o cuidador deverá proceder a manobras específicas.

1- Prenda o abdômen da pessoa engasgada com as duas mãos, com uma das mãos em contato com o abdômen deve estar fechada em forma de murro, com o polegar voltado para o abdômen da pessoa;

2- Faça pressão e dê apertões rápidos e vigorosos com as mãos no sentido do diafragma (de baixo para cima).

3- Repita os movimentos até que a pessoa consiga expelir o alimento.

O ideal é consultar um médico antes de tentar, principalmente em idosos frágeis ou dependentes. O que os familiares de Alperson Victor tentaram fazer, sem sucesso.

O Portal Tucumã presta solidariedade aos amigos e familiares de Alperson Victor e deseja que o Senhor conforte suas almas enlutadas

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário