Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

E se alguém fosse eletrocutado? Conheça os riscos que artistas do Caprichoso correram com o ‘banho’ em live

Conheça as consequências que poderiam acontecer caso houvesse uma descarga elétrica
Especial Publicitário

(Imagem: Reprodução)

A live “Toada, Farinha e Boi-Bumbá”, realizada pelo Boi Caprichoso no dia 5 de julho, ficou marcada pelo “banho” que o capitão PM Ricardo Viana, então sub-comandante de Parintins, deu nos artistas do Boi que tocavam e dançavam durante a transmissão, ao passar em alta velocidade e manobrar com um jet ski bem em frente ao palco.

O gesto causou revoltas e consequências para o oficial, que, segundo a Polícia Militar vai responder a uma sindicância interna e foi duramente criticado nas redes sociais. No entanto, outra possibilidade – que felizmente não se concretizou – foi apontada como ainda mais grave que o jato d’água em si e os prejuízos materiais causados pela atitude do capitão: e se alguém tivesse sido eletrocutado por causa do contato da água com instrumentos e equipamentos ligados à rede elétrica?

O risco foi lembrado por diversos internautas e causou ainda mais prejuízos à imagem do policial, que chegou a se defender por meio de uma nota publicada em suas redes sociais.

O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, afirmou na ocasião que iria procurar o condutor para que houvesse reparação dos danos, classificados por ele como “irreparáveis”.

https://www.facebook.com/1647575020/posts/10214456291114888/?d=n

Riscos

De acordo com o site da Fundação Oswaldo Cruz, um dos mais importantes centros de pesquisa do Brasil, choques elétricos podem acontecer por diversos motivos.

O contato com a eletricidade, quando não temos conhecimento de seus princípios e seus riscos podem causar desde queimaduras até a morte, sem contar com risco de incêndio. Portanto, é necessário que o máximo de cuidado no manuseio de energia elétrica.

O corpo humano, embora não seja um excelente condutor de eletricidade, apresenta características de condutor. Quando uma corrente passa através do corpo, provoca efeitos, que chamamos de “choque elétrico”. A intensidade do mesmo terá uma gravidade que depende da intensidade da corrente, tempo de exposição da pessoa à corrente, freqüência da corrente, percurso da corrente no corpo e da sensibilidade individual.

Os efeitos vão desde o formigamento, lesões musculares, queimaduras até a morte. A intensidade do choque é influenciada por fatores como: suor, isolamento, etc; e também pelas condições ambientais, como a umidade, por exemplo.

Raphael Sampaio

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário