Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

El Niño deve provocar calor extremo no Brasil até abril; Amazonas será um dos estados mais prejudicados

Durante o segundo semestre de 2023, esse fenômeno provocou alterações climáticas no Brasil
Especial Publicitário
Outubro, Calor, Brasil
Foto: Reprodução/Secom

Brasil – O fenômeno El Niño tem sido responsável pelas temperaturas acima do padrão neste ano e tem influenciado o clima no hemisfério desde junho. Espera-se que atinja o ápice por volta de dezembro, continuando a gerar ondas de calor extremo até abril do próximo ano, no outono, conforme previsão de especialistas.

Durante o segundo semestre de 2023, esse fenômeno provocou alterações climáticas no Brasil e contribuiu para desastres em algumas regiões, como o Sul, onde tempestades resultaram em pelo menos nove mortes apenas neste mês.

Especialistas alertam para condições climáticas anômalas no Brasil até o outono de 2024. Um dos principais focos de preocupação está relacionado ao aumento das temperaturas. Isso ocorre devido aos últimos quatro meses, que foram os mais quentes registrados desde 1962, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Andrea Ramos, meteorologista do Instituto, esclareceu que há consenso entre o Inmet, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de que, no próximo trimestre, as temperaturas permaneçam acima da média e a quantidade de chuva seja reduzida nas regiões Norte e Nordeste.

“A previsão indica temperaturas elevadas, principalmente no Norte do Amazonas e do Pará”, ressaltou Ramos. Contudo, é previsto que o Centro-Oeste e partes do Sudeste também sejam afetados por esse intenso calor.

Leia mais:

Manaus 40 °C: Capital pode ultrapassar a temperatura prevista nesta quinta (16)

O clima de calor intenso tem deixado várias capitais em alerta vermelho. Boa parte das capitais brasileiras têm sentido na pela esse calorão: 27 mil municípios estão sendo afetados desde o início desta semana, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Manaus não é diferente. Está entre as 10 capitais que pode sofrer com pico de até 40 °C nesta quinta-feira (16).

Os termômetros, inclusive, podem ultrapassar a máxima prevista pelo Inmet. O alerta vermelho tem deixado as capitais em vigilância.

Veja matéria completa no link abaixo:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário