Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2020: CMM tem renovação de mais de 50% e novos vereadores assumem a partir de janeiro

Dos 39 nomes que concorriam para à reeleição como vereador, apenas 16 se reelegeram
Especial Publicitário
CMM
CMM

O quadro de vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM) será renovado em 56% para 2021. Isso porque 22 novos nomes que vão compor às 41 bancadas dispostas no Parlamento Municipal, a partir de janeiro de 2021. Os nomes foram escolhidos em votação realizada neste domingo (15).

Entre os nomes que já vinham sendo mencionados e que se confirmaram na disputa e encabeçando a lista dos cinco mais votados estão: João Carlos (Republicanos), Capitão Carpê Andrade (Republicanos), Amom Mandel (Podemos), Kennedy Marques (PMN) e Thaysa Lippy Silva de Souza (PP).

João Carlos dos Santos Mello é radialista e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Ele foi o candidato mais votado no pleito, com 13.880 mil votos. João Carlos é casado e nasceu no Rio de Janeiro. João foi secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel)

O segundo novato é o Capitão Francisco Carpegiane Veras de Andrade, mais conhecido como Carpê. O Capitão obteve 8.538 votos e ficou como o quarto candidato mais votado no pleito geral e segundo no seu partido. Ele ficou bastante conhecido com sua atuação no combate ao suicídio, na Ponte Jornalista Phelippe Daou, ou como ficou conhecida, Ponte Rio Negro.

Quem ficou entre os cinco novatos mais bem colocados foi o jovem Amom Mandel que vai assumir em janeiro com uma condição inédita, no caso, Amom é o primeiro candidato mais jovem a assumir uma cadeira na CMM, ele tem apenas 19 anos.

Amom Mandel é microempresário e acadêmico de Direito da UFAM e foi a grande surpresa desta eleição, sendo eleito  com 7.537 votos.

Kennedy da “Anjos de Rua” foi outro nome que despontou no pleito eleitoral deste ano. Kennedy atua como ativista na causa animal e foi eleito com 6.956 votos. Ele foi o mais votado na sua sigla partidária, no caso o Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Kennedy é arquiteto e presidente da ONG Anjos de Rua Manaus e quer defender na CMM, as seguintes causas: a criação do Hospital Veterinário público, Samu animal, Castramóvel em cada zona da cidade, Clínica especializada para reabilitação dos animais resgatados em situações de vulnerabilidade, com laboratório para exames complementares e com isolamento no caso de doenças infectocontagiosas entre outras propostas.

Thaysa Lippy foi outra candidata que surpreendeu na votação deste domingo (15). Ela é filha do deputado estadual Felipe Souza (Patriota). Thaysa foi eleita com 6.736 e será a quarta mulher no Parlamento Municipal, ao lado da novata Yomara Lins (PRTB) e das experientes professora Jacqueline Pinheiro (Podemos) e Glória Carrate (PL).

Mais novatos

Os outros 17 nomes que entrarão na Câmara Municipal de Manaus pela primeira vez são: Eduardo Alfaia (PMN) 5.110 votos; Wanderley Monteiro (Avante) 5.106; Dr. Eduardo Assis (Avante); Sandro Maia (DEM) 5.021; Rodrigo Guedes (PSC) 4.885; Lissandro Breval (Avante) 4.801; Márcio Tavares (Republicanos) 4.681; Caio André (PSC) 4.666; Raiff Matos (DC) 4.621; Ivo Neto (Patriota) 4.430; Allan Campêlo (PSC) 4.401; Yomara Lins (PRTB) 4.278; Jander Lobato (PTB) 4.4046; Dione Carvalho (Patriota) 3.919; William Alemão (Cidadania) 3.237; Elan Alencar (PROS) 3.182 e Peixoto (PTC) 2.450 votos.

Retorno

Embora esteja no quadro de renovação da CMM, Mitoso (PTB) não é novato na Casa Legislativa e esteve no parlamento de 2012 a 2016. Nesse pleito, o presidente do Manaus FC teve 4.277 votos.

Leia mais: Eleições 2020: Augusto Ferraz é novo prefeito de Iranduba

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário