Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2020: PSDB e MDB perdem o maior número de prefeituras, mas MDB se mantém líder do ‘Centrão’

PSDB e MDB perdem representatividade no Amazonas. Tendência segue no resto do Brasil, mas MDB continuar líder em número de prefeituras e vereadores no país
Especial Publicitário
PSDB e MDB perdem o maior número
PSDB e MDB perdem o maior número

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira, mostram que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foram os partidos que mais perderam representatividade nas câmaras municipais nestas últimas Eleições.

A diferença entre estes partidos é que o MDB continua líder em número de prefeituras no Brasil, enquanto o PSDB está cada vez mais dependente no ninho tucano da região Sudeste e isolando-se no Estado de São Paulo.

Tucanos em risco de extinção ou atrás de nova roupagem ?

O PSDB foi de 785 para 512 prefeitos eleitos – ou seja, 273 a menos. Nas eleições de 2016, o PSDB tinha sido o maior vitorioso, quando aumentou o número de prefeitos eleitos de 686 para 785.

PSDB registra pior desempenho desde 2012.

PSDB emplacou mais prefeitos eleitos no Estado de São Paulo, elegendo 169, seu melhor desempenho em comparação aos demais estados do restante do país.


Apesar de queda, o PSDB ainda possui muita influência no Sudeste do país em comparação às outras regiões.


PSDB, que terminou a eleição de 2016 em segundo lugar com a maior bancada de vereadores, desta vez ocupa a quarta colocação, elegendo 4377 vereadores em 2020, marcando queda de 18%.


O PSDB perdeu 987 cadeiras nas câmaras municipais ao redor do país.

No Amazonas, a representatividade do partido se retraiu ainda mais. Apenas três prefeitos do partido foram eleitos. Em Manaus, capital amazonense, não houve nenhum candidato à prefeitura adotando a insígnia. O atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), apoiou Alfredo Nascimento (PL) que ficou apenas em 7° lugar no primeiro turno das Eleições.

Já para câmara municipal de vereadores de Manaus, apenas dois foram eleitos de forma direta: Rosivaldo Cordovil (PSDB), eleito com 6.358 votos e Raulzinho (PSDB), eleito com 6.073 votos.


No Amazonas, desempenho do partido nas Eleição de 2020 segue a tendência da perda de representatividade.


MDB ainda lidera o ‘Centrão’



O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) perdeu 261 prefeituras (caiu de 1.035 para 774). Apesar da queda, o MDB continua com o maior número de prefeituras.

MDB registra queda abrupta, mas ainda segue liderança.

MDB teve mais sucesso nos Estados do RS, em MG e SC. As regiões Sul e Norte tiveram mais prefeitos eleitos pelo MDB – são 258 no Sul e 110 no Norte.

MDB apenas não lidera nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, onde perde para PSDB, PP e DEM, respectivamente.

O MDB manteve a liderança no número de vereadores eleitos no país, com mais de 7,3 mil.

MDB perdeu 225 cadeiras nas câmaras municipais, mas segue como líder em número de vereadores eleitos.


Em Manaus, semelhante ao PSDB, nenhum candidato a prefeitura concorreu usando a insígnia do MDB. O apoio do senador Eduardo Braga se reteve à campanha de Amazonino Mendes (PODEMOS).

Na disputa para o cargo de vereador em Manaus , nenhum candidato do MDB conseguiu se eleger. Mesmo sendo o nome mais cotado, o Profº Gedeão Amorim (MDB) não conseguiu reeleição.


No Amazonas, desempenho do partido nas Eleição de 2020 também segue tendência da perda de representatividade.



Foto: Divulgação

Leia também:

Eleições 2020: MDB não elege nenhum vereador em Manaus

Representatividade do PSDB na Câmara de vereadores permanece enfraquecida

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário