Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2020: Saiba quem são os 11 nomes que vão disputar à Prefeitura de Manaus

Os nomes foram definidos durante às convenções partidárias
Especial Publicitário
11 nomes disputam à Prefeitura de Manaus
11 nomes disputam à Prefeitura de Manaus

O pleito eleitoral em 2020 vai trazer 11 nomes na disputa à vaga na prefeitura de Manaus. Entre eles nomes bastante conhecidos no cenário político local e nacional e outros que concorrem pela primeira vez a disputa majoritária.

Amazonino e Wilker Barreto

Um dos nomes famosos é o de Amazonino Mendes (PODEMOS) que já foi governador do Amazonas e prefeito de Manaus, por por três vezes. Amazonino também foi senador por um mandato. Amazonino vem para à disputa junto com Wilker Barreto.

Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Amazonas. Foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes que morreu em 2015, com quem teve três filhos.

Wilker Barreto
Eduardo Braga, Wilker Barreto e Amazonino Mendes

José Ricardo e Marklize Siqueira

Quem também vem disputando à cadeira de prefeito pela segunda vez é o deputado federal José Ricardo (PT), que vem mostrando uma crescente nos pleitos anteriores. Nas Eleições de 2016 para prefeito, José Ricardo ficou na quarta-colocação com 113.939 votos, ficando atrás de Silas Câmara com 115.770.

Zé Ricardo escolheu a ativista Marklize Siqueira (PSOL) para andar ao seu lado na corrida eleitoral deste ano.

Marcel Amil e Dôra Brasil

Outro que vem representando à Esquerda é o advogado Marcelo Amil pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Amil era do PMN, mas deixou a sigla com a chegada de Orsine Junior.

Amil já foi secretário de liderança parlamentar na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pré-candidato a senador da república, pré-candidato a governador do Amazonas e candidato a deputado federal, em 2018.

Marcelo terá como vice a professora Dôra Brasil.

David Almeida e Marcos Rotta

Quem também já tem experiência na política e vem candidato é David Almeida (Avante) é bacharel em Direito pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra). Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, sendo eleito pela primeira vez em 2006.

David foi governador interino do Amazonas no período de maio a outubro de 2017. Para vice, Almeida escolheu o atual vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM).

Capitão Alberto Neto e Orsine Junior

Concorrendo pela primeira vez há um cargo majoritário, o deputado Federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), pode ser considerado como um “nome novo” na Política.

Para compor sua chapa, o Capitão escolheu o experiente empresário Orsine Junior, que ingressou na política na área de coordenação de campanha e estratégia sempre com êxito dos candidatos sob sua coordenação, entre eles: José Melo, Vanessa Grazziotin, Omar Aziz e Amazonino Mendes.

Chico Preto e tenente-coronel Augusto Cézar

O vereador Chico Preto (DC), que já foi deputado estadual também, acredita que esse ano está preparado para concorrer à Prefeitura de Manaus. Chico é um dos principais opositores da gestão de Arthur Neto (PSDB) na Câmara Municipal de Manaus.

O vice de Chico Preto é o tenente-coronel Augusto Cézar, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Tenente Coronel Augusto Cézar e Chico Preto

Coronel Menezes e delegado Costa e Silva

“Marinheiros” de primeira viagem na política, coronel Menezes e o delegado da Polícia Civil do Amazonas Costa e Silva vão compor a “chapa da bala”, porque ambos são servidores da Segurança, para concorrer no pleito eleitoral de 2020 à Prefeitura de Manaus.

Menezes é coronel da reserva do Exército Brasileiro (EB) e ex-titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Em agosto, o coronel “ganhou” um vídeo do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) elogiando sua gestão à frente da pasta.

Chapa da Bala
Delegado Costa e Silva e Coronel Menezes

Romero Reis e Eduardo Costa

Outro capitão da reserva do Exército Brasileiro, que vem para à disputa da cadeira da Prefeitura de Manaus, é o empresário Romero Reis (NOVO). Engenheiro de profissão, Romero escolheu o contador e empresário Eduardo Costa para vice na chapa “puro-sangue”.

Essa é a primeira Eleição que o partido Novo concorre no Amazonas.

Romero Reis e Eduardo Costa

Gilberto Vasconcelos e Maria Auxiliadora

Gilberto Vasconcelos vem concorrendo à Prefeitura de Manaus pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Gilberto é professor da rede municipal e tem 53 anos.

Goi candidato a vice-governador em 2014, quando Hebert Viana disputou uma vaga para o governo. Também disputou uma vaga para vereador, em 2016. Como vice Gilberto optou pela a militante Maria Auxiliadora.

PSTU
Gilberto Vasconcelos e Maria Auxiliadora

Ricardo Nicolau e George Lins

Ricardo Nicolau e o dr. George Lins herdaram dos pais à vida política, Ricardo filho do médico Luiz Fernando Nicolau e George filho do deputado estadual Belarmino Lins, formaram uma chapa entre PSD e PP para concorrer à Prefeitura de Manaus em 2020.

Ricardo Nicolau é pela quinta vez deputado estadual e já foi vereador. George estreia na política como vice de Ricardo.

George Lins e Ricardo Nicolau

Alfredo Nascimento e Conceição Sampaio

Com as bênçãos do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), Alfredo Nascimento (PL) retorna na disputa eleitoral para à Prefeitura de Manaus junto com Conceição Sampaio, indicada de Arthur. Ambos já são bastante experientes na Política.

Alfredo Nascimento e Conceição Sampaio

Veja os nomes de cada chapa que vão concorrer às Eleições de 2020 para prefeito e vice-prefeito de Manaus:

Chapas puro-sangue

DC – Chico Preto e coronel Cezar Augusto
Patriota – Coronel Menezes e delegado Costa e Silva
NOVO – Romero Reis e Eduardo Costa
PCdoB – Marcelo Amil e Dora Brasil
Podemos – Amazonino Mendes e Wilker Barreto
PSTU – Gilberto Vasconcelos e Maria Auxiliadora

Coligadas

Avante – David Almeida e Marcos Rotta (DEM)
Republicanos – Capitão Alberto Neto e Orsine Junior (PMN)
PL – Alfredo Nascimento e Conceição Sampaio (PSDB)
PT – José Ricardo e Marklise (PSOL)
PSD – Ricardo Nicolau e George Lins (PP)

Leia mais: Eleições 2020: Protagonismo feminino fica ‘engavetado’ para 2022

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário