Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2022: TRE-AM divulga balanço do Segundo Turno

De acordo com o Tribunal a votação neste domingo (30) segue dentro da normalidade.
Especial Publicitário
(Foto: TRE-AM/Divulgação)

Manaus (AM) O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) divulga o primeiro balanço da votação neste segundo turno das Eleições 2022. De acordo com o Tribunal a votação neste domingo (30) segue dentro da normalidade, transcorrendo de forma segura e ordenada.

Em coletiva de impressa concedida na sede do TRE-AM que divulga o balanço, a Diretora-Geral Melissa Lavareda, informou o registro de apenas uma representação por notícia falsa na internet e a substituição de 28 urnas eletrônicas em sete municípios (Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Lábrea, Humaitá, Boa Vista do Ramos e Tabatinga). “É importante destacar que para todos os municípios foram enviadas urnas suficientes para essas situações, então, não há nenhuma anormalidade quanto ao andamento do pleito”, explicou. 

Duas comunidades no município de Lábrea duas registraram falta de energia após o rompimento de cabos subaquáticos, mas a concessionária Eletrobrás Amazonas Energia já se comprometeu em solucionar o problema.

Além dos representantes do TRE-AM, participaram da coletiva o secretário de Segurança Pública, Coronel Carlos Alberto Mansur, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Algenor Filho, e o representante do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Stanley Ventilari.

O Tribunal Regional Eleitoral destaca que a votação encerra às 16h.

Auditoria

Assim como no primeiro turno, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) realiza o acompanhamento das urnas eletrônicas para garantir a transparência e lisura do pleito neste segundo turno. Os Testes de Integridade (que simula uma votação real) acontecem na sede do Tribunal e na Faculdade Martha Falcão até o final do pleito. Mais cedo, o Teste de Autenticidade (que verifica as condições da urna) foi realizado em três urnas.

“O processo ocorre com tranquilidade, sem qualquer tipo de intercorrência, e com a presença de todas as entidades fiscalizadoras, Exército, Tribunal de Contas da União, auditores externos, enfim, todas as pessoas que foram convocadas para mostrar a idoneidade da urna eletrônica”, destacou o presidente do Cave, desembargador eleitoral Marcelo Vieira.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário